quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reprodução

Como reproduzir o peixe betta?
Primeiramente se o peixe betta fêmea e macho forem saudáveis eles teram entre 30 a 500 alevinos. São tantos não é? rsrsr
Agora vamos aprender como reproduzir eles:
1- O macho quando está pronto para reproduzir ele faz ninho.
Como assim ninho?
São várias bolhas feita por muco bucal:

2- A fêmea precisa está ovada, quando a fêmea estiver ovada ela fica com ventre inchado e com listras verticais, mais o principal é o ventre inchado:

3- Quando a fêmea estiver pronta e o ninho do macho estiver pronto, você pode juntar eles no começo eles podem até brigar, mais depois ele vai fazer o abraço nupcial:
 E a fêmea vai soltar os ovos branquinhos, a fêmea fica paralisada, enquanto isso o macho colhe 1 por 1 cuidadosamente os ovinhos e leva até o ninho, depois que ele faz isso você pode tirar a fêmea do lado do macho e leve pra a parte dela e não deixe o macho ver ela de jeito nenhum.
O macho fica cuidando dos filhotes por um bom tempo, os alevinos nascem em 2 dias, nos primeiros 4 dias eles se alimentaram pelo saco vitelino. Quando os alevinos nascem e passam 7 dias, quando chega o sétimo dia você precisa tirar o macho imediatamente porque o macho está com fome e pode acabar comendo os alevinos.
Depois dos quatros primeiros dias você alimenta eles com ração para alevinos que são micro...e depois que o macho sair do aquário você dar gema de ovo, eu não sei dizer como é que tem que dar essa gema mais você pode perguntar em um fórum
URL: http://www.aquaflux.com.br/forum/ucp.php?mode=login
É ótimo esse fórum ! Eu mesma uso.




29 comentários:

  1. Adorei seu blog, ele está me ajudando muito.
    Tudo que tenho de dúvida sobre o beta está aqui!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Acho melhor alimenta-los com artemia ,é micro organismos vivos e nutritivo
    compra os ovos da artemia e bota em uma garrafa de dois litros e bota uma colher cheia de sal,
    e bota uma pedra porosa dentro da garrafa com uma bomba pra movimentar os ovos da artemia até eles eclodiren ,depois pega as larvas de artemia com uma seringa e bota onde estão os alevinos do beta depois de 5 dias eles ja comen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é concordo, é bem melhor com artemia, mas é pq tem algumas pessoas q não conseguem fazer .. ! :/ .. mas mesmo assim. Obrigada :)

      Excluir
  3. Se eu tiver uma beteira pequena e colocar o filtro, que mexe um pouco a água, meu betta pode acabar ficando doente ou algo assim por causa do movimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ele pode acabar ficando com a calda presa nos espacinhos do filtro.

      Excluir
  4. oi...eu tenho um peixe beta comprei uma gemia pra ele vi se eles se gostaram mais quando coloquei ela ele fico rodando pelo aquário!ela nem persegui ele.o que sera que aconteceu???!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peixes bettas machos são agressivos, gostam de ficar sozinhos.
      Então quando vão reproduzir os bettas, não é para botar a fêmea logo no aquário com o macho, primeiro tem que incentivar a fêmea para ela ficar ovulada.
      Como incentivar: colocar ela em um aquário do lado do aquário do macho, de um modo em que eles se vejam, se a fêmea gosta do macho, ela vai ficar com ovulada(com o ventre inchado). Se o macho gostar da fêmea ele vai fazer um "ninho de bolhas".
      Então quando tudo isso acontecer você coloca a fêmea com o macho dentro do mesmo aquário e o macho vai fazer um abraço nupcial nela (ele vai apertar ela p/ sair os ovinhos, então a fêmea vai ficar tipo "desmaiada", enquanto isso o macho vai pegando de um por um os ovinhos que caíram no fundo do aquário e vai botando um por um no "ninho".
      Por isso antes de colocar a femea dentro do aquário onde tem o ninho é bom não ter cascalho porque sem cascalho fica melhor para o macho pegar os ovinhos.

      Excluir
  5. obs:quando eu coloquei gemia queria dizer que e fêmea.ok?

    ResponderExcluir
  6. Aos meu alevino
    eu dou micro vermes dão crescimento rapido e sadio
    são mais aconselhaveis para iniciantes
    pq são mais praticos de alimentar
    Qualquer duvida
    chama no whatsapp: 8391590089
    Q procurarei te ajudar

    ResponderExcluir
  7. Depois do acasalamento preciso separar os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, retire a fêmea assim que ela desovar, depois deixe só os macho com os filhotes.

      Excluir
  8. minha betta era muio gorda pelos os ovos e entao eu n sabia o q fazer entao deixei ela longe do macho e depois de uns 40 dias ela morreu.
    sera q ela morreu pq n teve o acasalamento ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela podia está com a doença do ventre volumoso que parece que ela está ovada, mas na verdade está doente.

      Excluir
  9. eu gostaria de saber como procceder na alimentaçao do macho enquanto ele cuida dos ovos e do ninho?se continua alimetando ele normalmente?

    ResponderExcluir
  10. O peixe betta macho de uma amiga minha, está de cabeça para baixo, com a respiração muito forte, chega as aberturas das guelras ficam abrindo e fechando rápidas. Ele é azul, mas está ficando brando. Obrigada pela orientação

    ResponderExcluir
  11. Se alimenta normal o betta macho quando ele está cuidando dos filhotes?

    ResponderExcluir
  12. Por que meu beta estar comendo os ovos

    ResponderExcluir
  13. Por favor me respondam posso alimentar normalmente o beta macho enquanto cuida do ninho e depois dos filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim vc pode continuar alimentando normalmente, somente evite sobras de comida no aquário para não poluir demais a agua, vai dando a comida e acompanhando, a hora que ele não quer mais comer vc para de tratar.

      Excluir
  14. Tenho somente fêmeas betta...e uma está enorme cheia de ovos....o que faço? Não tenho macho e não pretendo iniciar criação.

    ResponderExcluir
  15. Amigo, estou com uma duvida sobre meus bettas. Meu betta não fez um grande ninho, mais eles já esta protejendo o ninho. não deixa mais a femea encostar, eu fui dormir e quando acordei a femea estava solta no aquario e no cantinho, ai as bolhas estava com uns pontinhos meio azul e branco. Mais a femea ainda esta com o pontinho branco embaixo dela e gordinha. COmo sei que ele já esta com os ovolos no ninho. ELe tbm não quer comer mais ração

    ResponderExcluir
  16. Estou iniciando na criação agora preciso saber durante quanto tempo a femea fica ovada?

    ResponderExcluir
  17. Depois de tirar a fêmea quanto tempo depois posso tirar o macho e junta-los novamente.

    ResponderExcluir
  18. Meus betas são irmãos, eles estão com 8 meses ja testei por eles pata procriar mas ñ consegui, os machos ñ se interessam pelas fêmeas faço todo o procedimento direitinho mas deu ainda .tenho peixe beta de 2 procriação que tinha conseguido antes. Mas minhas matrizes morreram só ficaram os filhos ,o que posso fazer para consegui fazer a procriação dos meus botinhas?

    ResponderExcluir
  19. AJUDA urgentemente....Ola estou no meio de uma reprodução acontece o abraço mas a fêmea n libera ovos e ela esta cheia deles, bem gordinha nunca reproduzi ela o q faço agora?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Depois de uma reprodução, quanto tempo leva para a betta fêmea poder reproduzir novamente?

    ResponderExcluir