quarta-feira, 27 de junho de 2012

Perguntas frequentes sobre peixe betta:

1 - Meu peixe está doente?
Eu tenho um peixe betta azul, e sempre que eu troco a água ele fica parado, não faz nada, parece até que ele ta morto.Ele não está comendo direito, ele cospe a comida e quando alguém chega perto do aquário ele se esconde.Ele fica com a cara nas pedras e de cabeça pra baixo parado.

Resposta:. Os peixes bettas adoram ficar lá no fundo do aquário para descançar.Mas se ele não estiver comendo já pode ser um sinal ruin, de alguma doença.Verifique se seu peixe betta não está com alguma mancha, ponto branco ou tufo de algodão, se ele estiver, quanto mais rapido você tratar ele melhor!Ele está com medo, você tem ave em casa? Quando eu mostrava a minha calopsita pra o meu peixe ele se escondia na hora.Veja se ele está se esfregando nas pedras, nadadeiras roidas, desbotadas, fechadas e veja se ele não está com respiração ofegante.Pra você ter melhor resultado de que doença ele ta, veja as escamas dele na claridade, porque o meu peixe morreu recentemente com a doença do ponto branco e ele estava do mesmo jeito do seu, então eu peguei ele e botei ele na claridade pra ver se ele estava com manchas, mas como demorei pra descobrir qual era a doença ai ele morreu =(Espero ter ajudado.

2 - Estou cuidando do meu peixe betta bem? Por favor alguém me responda!Comprei meu peixe betta hoje, comprei duas fêmeas, porém o dono da agro-percuária disse que as fêmeas não brigam, daí comprei as duas, ai quando cheguei aqui em casa, elas duas começaram a brigar, e logo na mesma hora fui devolver uma, pra mim ficar só com uma para não dar mais problemas, ai pra mim tirar um peixe foi um sufoco, tive que pegar com a mão, depois troquei a água, coloquei uma limpinha filtrada natural, e depois uma gota de anti-cloro !! DEPOIS ELE FICOU BEM AGITADO BATENDO NO VIDRO, E CORRENDO PELO AQUÁRIO ! as vezes ele fica agitado e depois fica bem quietinho, isto é normal ? é a respeito de ele ficar subindo na superfície do aquário e pegar tipo ar, isso também é normal ?? COMO ESTOU CUIDANDO DA MINHA LINDA BETA ?

Resposta:. As vezes as fêmeas brigam mesmo que é o meu caso, tenho 2 fêmeas mas tive que colocar elas separadas.É bom você não pegar peixe com a mão pois você pode contaminar ele, é sempre bom ter uma redinha pra pegar peixe, eu acho que nessa agropecuária deve ter um redinha pequena.Essa filtrada que você diz é a do garrafão? Se for ela é ainda pior do que a da torneira, porque a do garrafão é mais ácida do que a da torneira.Ficar se batendo no vidro não é normal, porque ele pode está com medo, ou então ela está vendo o reflexo dela e pensando que um intruso.É super normal o betta fica subindo pra pegar ar, o peixe betta não precisa de oxigenador, ele mesmo sobe e pega oxigênio.

3 - A água que estou colocando no meu aquário está saudável? POR FAVOR RESPONDE?Hoje comprei o meu peixinho, coloquei água filtrada e depois uma gota de anti-cloro, ai depois esperei 5 minutinhos e coloquei meu peixinho, isto está certo ? meu anti-cloro é o istantaneo, QUANDO COLOCA O ANTI-CLORO EM QUE MECHE A AGUÁ PARA O ANTI-CLORO SE ESPALHAR ? (não fiz isso, somente coloquei uma gota, ai esperei, e depois coloquei o meu peixinho.

Resposta:. Não coloque água filtrada, pois é ainda mais ácida do que a da torneira.Mas mesmo assim tem que tratar essa água da torneira, o peixe betta ele é muito sencivel a questão do pH da água, pois ele pode ficar doentes.

Como tratar essa água?Primeiramente queria saber a litragem de seu aquário, que assim será mais fácil; mas tudo bem vou lhe ensinar como deixar o pH padrão.- Encha o seu aquário com água da torneira.- Coloque 4 grãozinhos de sal grosso (não faz mal, pois tira a acidez da água).- Coloque o aquário perto do sol ou em um local que evapore o cloro da água por 24H.- E por ultimo coloque o anticloro se quiser só pra deixar ainda mas seguro. (Lhe recomendo o anticloro: "Labcon Protect Plus" ( atraz da embalagem deste anticloro tem as instruções de uso), mas para o uso dele você tem que saber a litragem do aquário.Obs: Não tem que mecher a água quando colocar o anti-cloro ! Espero ter ajudado, eu também crio peixes bettas, a 1 ano, eu acho eles muitos adoráveis.

4- Quanto tempo o peixe betta vivi?

Resposta:. Em torno de 5 anos, isso se ele for bem cuidado. 

*Qualquer outra dúvida pessoal, é só pergunta ai em baixo nos comentários, vou fazer o possível para ajudar! Vou pesquisar, sair perguntando para especialistas em peixes ou aquarismo!

104 comentários:

  1. Essas perguntas frequentes estão me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  2. olá gostaria de saber pq o meu peixe betta fica parado na superfície da água, ele fica num cantinho do áquario parado,depois ele desce para baixo do áquario e fica lá um tempinho depois sobe pra pegar ar,não sei o que esta acontecendo, foi depois que eu troquei a água dele, por favor me jude, ah e tbm ele não esta querendo comer eu coloco a ração ele come depois cospe para fora, e não quer mais,por favor o que eu faço estou com medo dele morrer me ajude.desde já agradeço shirley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, seu betta concerteza está doente! Olha esse link, la em baixo da pagina tem os tipos de doenças e os sintomas, veja em se seu peixinho está com uns dos sintomas q tem nesse link.. ! Ai vai ter os remedios la q trata. Você disse q foi depois q trocou a água não é?! Então, você pode ter feito a manutenção errada,mas isso acontece, isso acontece até comigo :/, mas tem que ter cuidado, pq a maioria das doenças são causadas por água muito ácida, alcalina, aquário sujo, etc. É isso, espero ter ajudado.:)
      Não se esqueça de ver bem direitinho os sintomas visiveis do seu peixe, para lhe ajudar a ver melhor pegue uma lanterna, mas não bote no olhinho dele não a luz.! Com a lanterna lhe ajudará a ver melhor se tem algum ponto, macha visivel nas escamas dele.! Beijos.

      Excluir
  3. a minha betta femea é acreciva mesmo sozinha.
    o que fazer nessa oura e ela precisa de luz no aquario?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi, é normal ter algumas fêmeas agressivas, eu já tive duas assim, tive que separar elas, pq se não, elas iriam acabar se matando! Você deve continuar deixando ela sozinha como se fosse um betta macho, pq se deixar com outros peixes, ela acabará machucando eles, e eles acabarão ficando violentos também. Quanto a luz, tem que ser uma luz propria para aquários, mas nem sempre é tão importante a luz, só pra quando a temperatura do aquário estiver abaixo do normal. Mas algumas pessoas usam a luz so para decorar mesmo o aquário. Eu uso para a temperatura do meu aquário. :) beijos.. ! Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Ola meu peixinho betta parece q ta doente, ele fica parado la em baixo do aquario, mas tem hrs q ele sobe e fica doido nadando pra la e pra ca, mas depois fica um tempao parado no fundo do aqua. Ele ta comendo, ta um pouco com dificuldade pra comer, no comeco qdo eu colocava a comida, ele corria pra comer, mas agr n, mas ele ainda ta comendo, alguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, seu peixe betta concerteza está doente, não é normal o peixe ficar parado no fundo do aquário, apesar do peixe betta ser assim mesmo.! Mas olhe nesse bogger os tipos de doenças e trate! .. os remédios e rações especializadas para o tratamento vende em pet shops!.. Olhe se seu peixe betta está com manchas, ou tufos semelhantes á algodão, pontos brancos..! Espero ter ajudado, mas se eu não tiver te ajudado, vc pode fazer uma conta nesse forum, e perguntar la! É otimo esse forum ! http://www.aquaflux.com.br/forum/

      Excluir
    2. obg, ajudou sim, eu troquei o aquario do meu peixinho por um aquario maior, ai ele melhorou, mas agr ele ficou doente de novo, so que agora o problema ta na calta, a calda dele parece que esta queimada, e ele fica o tempo todo la em cima como se estivesse respirando o ar la em cima oq pode ser?

      Excluir
    3. Meu peixinho fica muito tempo embaixo d'água só se move as vezes ,não tem manchas nem tufos brancos mas a calda esta fina como estivesse se desfazendo. Espero que vc me ajude a salvar meu PEIXINHO. o blog que vc pede para entrar , eu já fiz mas não encontrei a minha resposta .

      Excluir
  5. Ola meu peixinho beta e um machinho, vermelho com preto,comprei ele era bem calmo as vezes ficava muito quieto. E agora ele esta muito agitado subindo toda hora na superficie e quando vou dar comida pra ele ,ele falta pular do aquario,sera o que esta acontecendo com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os peixes betta são calmos normalmente, fica só agressivo quando avista outro peixe.! Enfim, no seu caso é pq o peixe betta as vezes ver vc e pensa que vc vai dar comida ai ele fica muito agitado. Eu tinha uma peixe assim, era muito danadinha ela.. ! Eu chegava perto dela e ela pulava, querendo comida, ficava nadando depressa.! Então não se preocupe seu betta está bem.! Veja se o local onde ele está, não tem muito barulho ou outro peixinho a vista dele! Pq pode ser o estresse tbm esse jeito como ele está reagindo! Pq peixe betta precisa de lugar calmo. Espero ter ajudado, se eu n tiver ajudado vai nesse forum abaixo e faz uma conta e pergunte. http://www.aquaflux.com.br/forum/

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu peixe beta está só na suprefície do aquario, parece tentar ir para o fundo mas não consegue, o que será que pode ser?
    A maior parte do tempo ele fica parado,as vezes meio de lado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa doença ai é orrivel, talvez você tenha comprado ele já assim, acontece por conta da má qualidade da água, ainda não achei uma cura pra ela, mas acho que tu acha o tratamento para essa doença olhando os foruns próprio para peixes de água doce. Eu conheço um forum otimo, bota assim no google: ÁquaFlux, ai tu faz cadastro, e faz a pergunta.

      Excluir
  8. Ola me ajudem , troquei agua do meu betta ontem , hoje ele esta parado na suprficie , coloquei comida mas nao pegou . O que posso fazer para salva lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas por essas características que tu citou ai, não dar pra saber que tipo de doença é, pois tem vários tipos de doenças. Olha nos tópicos dos tipos de doenças no meu blog, pra tu ver se uma das características se encaixa com a doença do seu peixinho. Espero que ele melhore, beijos.

      Excluir
  9. o peixe beta poder viver sem ser agua mineral ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayck, primeiramente a água mineral é muito mais ácida do que a da torneira para o seu peixinho, então com certeza ele pode pegar doença se água não estiver tratada. Então, sim ele pode viver sem a água mineral, comece a colocar água da torneira mesmo ai você trata a água com anti-cloro e etc, aqui no meu blog em um dos tópicos tem como tratar a água do áquario. Beijos, espero ter ajudado (:

      Excluir
    2. se vc nao tem agua mineral,no meu eu fervo a agua ed eixo ela esfriar para mata todo o cloro e bacterias e sempre fiz isso faz bem..

      Excluir
  10. meu peixe beta esta com um ponto branco em cima da cabeça o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seu peixinho está doente, provavelmente com Ictio, que são pequenos pontos brancos por todo o corpo, eu não tenho certeza se é ictio, pois você disse que só tem 1 pontinho branco na cabeça, ai fiquei na dúvida, então é quase certeza que seja ictio. O tratamento é feito com o remédio: Labcon Ictio, ele vende em pet shops onde vende peixes, áquarios. Trate logo, antes que seja tarde. Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. meu peixe betta (macho)nao esta querendo comer nenhuma das bolinhas que coloco para ele mal,mal ele come 1.estou muito preocupada com ele pois esta com uma manchinha branca na calda ... se vcs puderem me ajudar ficarei muito grata desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode está com a doença do algodão, que as características dela é: Manchas brancas, ou tufos de semelhantes á algodão, outro sintoma pode ser também perda de escamas. O seu tratamento é com o Labcon Aqualife.

      Excluir
  12. Bomm Diia !
    Olha eu queria saber oq faço , Meu peixe ta perdendo a cor ta meio cinza .. e fica parado o tempo todoo nas pedras tem horas q ele se meche .. coloquei no sol e ele fica com a cabeca "escondida" nas pedraas ..
    Oq euu devo fazer ? Como tratalo ? Oq ele tem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrey, seu peixinho está doente, é.. Ele pode está com a doença da água muito ácida, que alguns peixes ficam com diferentes sintomas como: Escamas eriçadas, nadadeiras fechadas, nadadeira roídas ou desbotadas. Se ele tiver com um desses sintomas ele está com essa doença. O tratamento dela é com: Você tem que trocar á água deixar o PH da água de acordo com o tipo de peixe que você tem, e colocar o anti-cloro e depois fazer o teste de PH para ver o PH de acordo com o que seu peixe precisa para viver em uma água de qualidade. E quanto a do sol, não pode colocar o áquario do peixe no sol, pois pode acontecer um choque térmico no seu peixinho e ele pode ficar doente, ou morrer :) . Espero ter ajudado, se não tiver ajudado procura um forum chamado áquaflux e faz cadastro la é muito bom pra tirar dúvidas.

      Excluir
    2. Obrigadoo :) ele eh um betta e a questao dele ficar parado com a cabeca nas pedras eh normal ?

      Excluir
    3. Oi Andrey, não é normal, ele deve está com alguma doença, olha se não tem nem uma estrutura anormal nas escamas dele, olha direitinho, porque ás vezes tem e você não ver ..! Quanto eu vou olhar aqui no meus peixes eu olho com uma lanterna para ver melhor ! .. (:

      Excluir
  13. Gente olhem uma postagem minha http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/06/via.html#comment-form
    Essa ai acima, ela tem os tipo de doenças, pfv olhem, eu to meia enferrujada sobre essa informações de doenças, tratamento, ai quero que vocês olhem pra vocês verem os sintomas, tratamento e a doença dos peixinhos vocês. Beijos, espero ter ajudado! Em julho eu vou dar mais atenção a vocês e ajudar mais, é porque no momento não estou tendo tempo.

    ResponderExcluir
  14. o meu eu jogo a ração em bolinhas ai ele pega começa a mastigar e depois solta é normal também eu comprei ele segunda feira para ele cruzar pois ele e muito bonito ele é colorido a cauda meia branco é sado um pedaço do corpo azul a cabeça meia alaranjado e em baixo é branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele continuar rejeitando a ração de bolinha, troque por uma de flocos, a minha é AlconBettaMix. O meu betta, tbm recusava a ração de bolinha, então troquei por essa de flocos e ele está comendo normalmente! Espero ter ajudado.

      Excluir
  15. Bom dia,não sei o que fazer comprei um aquario duplo para meus dois peixes betas,só que um pulou para o outro lado do aquario e começou a brigar com o outro peixe beta e não tinha visto,quando percebi separei eles novamente com uma redinha,e coloquei novamente no outro lado do aquario,mas agora os dois estão parados e não estão se mexendo muito estão encostados na parede do aquario,estou muito triste não imaginava que o meu peixe ia conseguir pular para o outro lado sera que eles vão morrer?eles são muito lindos não sei o que faço,agora eles estão separados mas estão sem reação só se mexem para respirar na superficie e depois ficam no fundo do aquario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão com a calda bem aberta?? Assim: https://www.google.com.br/search?q=betta+com+a+cauda+aberta&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=8nD9UcWXA6zk4AOepIDQDg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1137&bih=554#facrc=_&imgdii=_&imgrc=hhIFcctJNmZ_TM%3A%3BQuEa6_FWqUYBGM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-xL-001JrqR0%252FT0kLQerwBXI%252FAAAAAAAAABs%252F2n6crfeqHzM%252Fs320%252Fhalfmoonbetta.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fplanetasplendens.blogspot.com%252F2012%252F02%252Fanatomia-do-betta-splenden.html%3B370%3B339 ?
      Se tiver, é porque ele está querendo brigar com esse outro peixinho betta, provavelmente esse aquário duplo deve ter vindo com um separador preto e outro transparente, tipo, comprei uma betteria para dois bettas, ai veio com um separador preto e outro trasparente. Se o seu tiver vindo um preto, bote o preto, para que os bettas não se vejam! Caso seu aquário duplo não tenha vindo um separador de cor preta, coloque os dois bettas em aquário diferentes, coloque os aquários dos dois em um local onde eles não se vejam ! Porque isso tudo pode ser estresse do seus peixinhos, pq peixe betta é um peixe muito territorialista. Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Boa noite,
    Meu peixe beta é vermelho lindo e esperto, mas acontece que a noite mesmo ele estando esperto, ele fica c/ umas manchas brancas tipo algodão embaixo da cabeça. Será que ele esta doente??? O Corpo permanece intacto!
    Esses dias que fez muito frio ele só subia para comer e estava perdendo a cor só ficava no fundo do aquário bem jururu. Podia ser que ele estava com frio??? Corri atrás de um termostato (ele dormia em cima dele) e assim que a agua se aqueceu ele ficou super esperto novamente. Ufa!!!! Ah comprei um termômetro também assim fico de olho na temperatura da agua.
    Ah outra coisa estou usando o anticloro Cloronev (Neves Química em Aquarismo). Meu aquário tem 2 litros e uso conforme indicação.
    Desde já agradeço a atenção!
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi (:
      Sim, ele está doente, mas não se preocupe ta no começo a doença, pode ser tratada.
      Mas você tem que ter certeza da doença para comprar o remédio certo, tipo, esse caso do ''algodão" eu já sei qual é a doença, o nome do remédio para ser tratada. Ele está com a "doença do algodão", ela é causada por fungos, outro sintoma dela, é "perda de escamas", além dos "tufos de algodão" pela as escamas.
      Tratamento é com o "Labcon Aqualife".
      Ai o tratamento você olha na bula como usar, quantos dias, a quantidade para botar na água, a bula vem na caixinha do Labcon Aqualife.
      Acho melhor você comprar logo rsrs, porque peixes são sensíveis, eles não aguentam muito tempo quando estão doentes :/
      Você comprar esse remédio em lojas de animais, pet shops, onde tem mais é onde vende peixes ornamentais, aquários.. O que eu compro aqui para os meus peixes foi RS5,00 e pouco.. É carinho por aqui ..
      Quanto á esse termostato que você comprou, você fez muito bem. Se não tivesse comprado ele poderia adquirir outra doença, como "Ictio" que é a doença dos pontos brancos, que acontece por conta da mudança de temperatura.
      Enfim, temperatura sempre tem que está de 24º á 27º graus, por ai ...
      (:
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela ajuda.
      Vou verificar ver se é esse mesmo o problema, pois só aparece a noite.
      Atenciosamente,
      Simone

      Excluir
  17. oi meu peixe e beta esta com a nadadeira tipo enrolada, e agora vive na superfície, sera que ele ta doente? mais as vezes vejo que ele esta nadando normal e come normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enrolada? Como assim? Tem como mandar uma foto dele pro meu e-mail? leingrid1@hotmail.com

      Excluir
  18. Olá! Meu betta fica no fundo do áquario, parado, quando toco no vidro ele nem da bola, nunca mais comeu a comida de bolinhas. Tenho a impresão que ele está prestes a morrer! Pf me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas por essas características que você citou aí, não tem como saber qual é a doença :/
      Mas você pode olhar ele bem, e ver se ele tem alguma manchinha, ou estrutura anormal no corpo, ou nadadeiras fechadas! Caso você não saiba qual doença, clique nesse link: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/06/via.html#comment-form
      Esse site contém foto dos tipos de doença em peixes ornamentais, ela lhe ajudará muito.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Oi, tudo bem? Estou criando pela primeira vez um Betta, uma fêmea (meu amigo que criava bettas me disse que é fêmea) e estou achando ela muito agressiva. Minha mãe já teve alguns bettas e serem foram calmos. A minha fica quieta no fundo do aquário e do nada fica agitada, nada rápido pelo aquário, da pulos.. agr até na hora que vou alimentá-la ela pula e acaba não comendo. O aquário não é grande, tem algumas palntinhas artificiais e troco a água uma (as vezes duas) vezes por semana. Não acho que ela esteja vendo o reflexo.. O que eu faço? Esse comportamento é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo.
      Não é normal a fêmea ter comportamento agressivo, um dos motivos para ela ficar assim é estresse. Quantos litros sem seu aquário? Se você arranjasse um de 10l ou mais para ela, provavelmente resolveria. Ou então ela deve está vendo o reflexo, tem luz seu aquário? Se tiver aí não deixe o dia todo ligado, peixes também dormem e a luz faz a peixinha ver o reflexo.
      Bem, se eu não tiver ajudado, entra nesse fórum de peixes ornamentais: http://www.aquaflux.com.br/forum/
      Faz o cadastro lá, pergunta, é muito bom! (:

      Excluir
  20. boa noite,tenho um betta há um ano, faz quinze dias comprei um pra minha mãe,passou dois dias ele morreu, lavei o aquário com detergente enxaguei bem deixei com água,joguei fora e coloquei água do filtro igual que fiz com o meu, depois de três dias ele morreu, oque está errado por favor me ajude, grato
    vc pode me mandar por email, ritamarzola@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode de jeito nenhum lavar o aquário com nenhum produto químico, o máximo que se pode fazer é lavar com água e uma esponja de lavar louça que nunca foi usada produto químico e passar ela no aquário com a parte que não é áspera, se não arranha o aquário.
      Você trata a água? Tipo, tem que ver se o ph da água está ácido, normal, alcalino ! Olha esse vídeo, ensinando a trocar a água do betta: http://www.youtube.com/watch?v=xgGFbwrS9m8
      Ou olha nesse tópico do meu blogger: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/manutencao-1-trocar-agua-da-beteira-no.html?showComment=1379680785254#c7833071402318294873

      Excluir
  21. Olá, preciso de ajuda com meu beta!! Tenho um beta vermelho que estava ficando no fundo do aquário escondido há alguns dias. Só subia para pegar o ar. Mudamos ele ontem para um aquário ainda maior (agora com 15 litros). Achamos que ele poderia melhorar, mas está pior. Hoje presentou manchas mais claras em cima do corpo (como desbotamento) e se enfia entre as plantas artificiais no fundo do aquário. Parece estar ofegante. Quando ele sobe à superfície, quase não se sustenta e acaba caindo lentamente. Não quer mais se alimentar como antes. Colocávamos a comida e ele vinha comer na hora....porém agora parece que não vê mais a gente! Coloquei um aquecedor na água agora e despejei 1 colher de café de sal grosso. O que mais posso fazer???? Agradeço a ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas só consigo distinguir a doença, só vendo mesmo alguma foto ou algo do tipo.
      http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/06/via.html#comment-form
      Clica nesse link acima e ver se o seu peixinho se encaixa em uma dessas doenças, caso eu não ter ajudado, me desculpa.
      Se eu não tiver ajudado, olha nesse fórum que é justamente para peixes ornamentais, você se cadastra e pergunta, lá é ótimo: http://www.aquaflux.com.br/forum/

      Excluir
  22. Olá,ja faiz 1 mês que eu comprei meu peixinho betta mais de uns dias prá cá eu comecei a dar comida pra ele ( ração de bolinha) e ele colocava na boca para ingerir e depois cuspia é alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não é uma doença não, creio eu que não, porque se for tem cura, você deve trocar a ração dele por uma de flocos, a que eu dou para o meu betta desde que ele começou com esse habito de cuspir a de bolinha. O nome da que eu dou é: BettaMix da alcon.
      Espero ter ajudado, é só trocar a ração que tudo estará resolvido.

      Excluir
  23. olá bom dia
    eu enho um peixe betta macho e tem uns 6 meses que eu tenho ele e desde segunda feira ele está com um negócio no olho branco ele está ficando sego ???
    obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, ele não está ficando cego rsrs, mas ele está doente, o nome da doença é: ''Olhos Embaçados'', é causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogyrus sp. ou Gyrodactylus sp.Pode ainda ser causada por protozoários, bactérias e fungos.
      Sintomas: Falta de apetite, respiração ofegante e inchaços das brânquias.
      Tratamento: Labcon Ictio associado ao Labcon Aqualife.
      *Você pode comprar esse remédio para o tratamento em lojas que vende aquários.! Acessórios para peixes.
      beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
  24. tive um beta ele morreu depois de uma semana coberto de algodão tipo mofo .....depois tentei 3 x ter um beta todos morrerão
    dizem que a doença esta no aquário devo trocar de aquário é verdade ???????? como lipar ele antes de ter outro beta ???/ espero que me ajudem bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, eu já tive um betta que morreu com essa doença, eu não tive que trocar o aquário, apenas joguei fora o cascalho, coloquei um outro, limpo e limpei o aquário com água e uma esponja limpa de lavar louça. Faz isso, só não usa nada químico, pois não pode.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  25. posso colocar água da bica no aquário ?????????

    ResponderExcluir
  26. Lavei minha betteira e o meu betta ficou no fundo parado ofegante e de vez em quando nada muito rápido como se fosse pular do aquario... o que será? ele vai morrer? fiz o mesmo procedimento que sempre faço a meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o Ph da água, se está bom para ele, o Ph do peixe betta, o certo é em torno de 7, se estiver acima de 7,4 você deve trocar a água do aquário de novo, para fazer outra limpeza (sem produtos químicos), trate a água direitinho, condicione ela, faça o teste ph e veja se está em torno de 7, se n estiver, condicione mais a água, coloque 3 ou 4 grãos de sal grosso, funciona (:
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  27. Bom dia , Leticia, obrigada por responder..., mas meu betta faleceu essa noite... ele estava com a barriga inchada... junto com ele tinha dois caramujos ( um deles havia morrido e eu não percebi)... eles estão com uma rachadura na casca deles... achei que era pq estavam crescendo... mas na verdade, estou com muitas dúvidas... lavei novamente a betteira, mas ainda tenho um caramujo, estou com medo de colocar outro betta lá e ele também morrer... ah, nessas últimas lavagens notei que a água ficou rosa, porque será, eu nem tinha colocado comida... só usei o prime e coloquei os peixes lá e a água começou a ficar muito rosa... vc saberia me dizer o que é e o que devo fazer... obrigada, novamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu soubesse que ele estava com barriga inchada, a doença seria bem especifica, seria: Hidropsia - > (Ventre Volumoso).É causada por bactérias que atacam os órgãos internos.
      Sintomas: Manchas vermelhas no corpo, destruição das nadadeiras.
      Tratamento: Labcon Bacter associado á ração medicamentosa alcon cure.
      Enfim, sobre a água rosa não sei, me desculpa, mas nunca ouvir falar, mas pergunta nos foruns de peixes ornamentais, conheço um, muito bom.. O nome é: Aquaflux.
      Beijos

      Excluir
  28. O meu peixe é filhote,ele nao para de se esconder embaixo das pedras.Sera que ele esta doente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só por essas características não dar pra saber, mas ele deve está assustado, ou se tiver luz no aquário, desligue pra ver se ele sai.
      Veja se um desses sintomas que tem nesse link: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html
      se encaixa com o do seu betta!
      Beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
  29. meu betta ta respirando ofegamente ele so fica no fundo do aquario ou respirando rente ao oxigenador porque ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está doente, mas pela as características não conseguir distinguir direito a doença, mas verifique se seu peixe está com outros sintomas, como ponto branco, esbranquiçado, ramificações vermelhas nas nadadeiras.. etc..
      Clica nesse link/tópico: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html


      *Olha se ele se encaixa com umas dessas doenças, se ele se encaixar trate-o, o remédio tem nas descrições das doenças, você pode comprar em pet shops.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  30. Ganhei 2 bettas, um macho e uma femea. Eles estao em um mesmo aquario, so que tem um vidro que os separa. O macho fica muito agitado sempre, fica se batendo no vidro, fica se mexendo muito.. É normal ou tenho que colocar ele em outro aquario???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, o macho fica agitado porque ele é fica estressado, ele quer o território só para ele, sendo que ás vezes é bom deixar com que eles não se vejam pois isso pode causar doença do seu betta macho, mas também algumas vezes você precisa botar ele para ver outro peixe, é bom para eles, isso é bom até para saber se ele está doente pois se ele estiver bem de saúde ele vai ficar com a calda bem armada, mas se ele não estiver, ele vai tentar erguer a calda mas ela não vai ta tão "viva".
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  31. Oi Leticia, meu oscar está agitado nos ultimos dias... na noite passada ele tentou saltar para fora do aquario, mas bateu com a cabeça na tampa e se machucou e tem dados umas esticadas, uns impulsos e bate no vidro... porque? O que eu faço estou ficando preocupada... Obs.: O aquario tem 1 m de comprimento, por 50 cm de altura e 30 cm de largura e ele tem +/- 1 ano comigo e ele é o único peixe nesse aquario... sempre foi muito brincalhão e interage comigo sempre, mas isso está me preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla, não sei o porque ele está fazendo isso, me desculpa, mas te recomendo fazer a mesma pergunta para esse forum para peixes ornamentais: http://www.aquaflux.com.br/forum/
      é muito bom

      Excluir
  32. Oi leticia , meu betta macho está fazendo bolhas na superfície do aquário eu li sobre isso e diz que ele atingiu a maturidade suxual , eu tenho que comprar uma fêmea ? Eles podem viver juntos no mesmo aquário? (Ele é bem manso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está na fase de reprodução, se você não é necessário comprar uma fêmea, você pode deixar ele fazer as bolhinhas, não vai afetar nada nele se ele não ter a fêmea, ele vai continuar fazendo as bolhinhas.
      Mas se você quiser que eles reproduzem você compra, mas é dificil a reprodução, eu acho dificil, mas não pode deixar eles juntos, você compra a fêmea coloca ela em outro aquario em que ela possa ver o macho, ai se ela se interessar ela vai ficar ovada, a barriga dela fica inchada, olha no google como fica, ai quando isso acontecer você vai colocar a fêmea no mesmo aquário do macho onde tem o ninho de bolhinhas, vai deixar eles se olharem até que o macho vai fazer um abraço nupcial nela para ela soltar os ovulos, ele vai pegar com a boca esses ovulos e vai colocar de um por um no ninho (é bom que o aquário não tenha nada no fundo, como cascalho), mas nem sempre dar certo a reprodução, o macho pode querer matar ela, tem que ter cuidado, tem que sempre ta observando, pois os machos são terriroriais, nem sempre que ele fizer o ninho ele vai ficar manso, tem uns que são chatos, mas se deer certo, depois que o macho pegar todos os ovinhos, você tira a fêmea do território dele, ai o macho vai cuidar deles, olha nesse topico de reprodução daqui do blogguer: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/

      Excluir
  33. Por favor, me ajude! Antes eu dava ração em bolinha pro meu Betta, e ele comia normalmente, depois parou de comer, até chegava a colocar na boca, mas em seguida cuspia, quando pesquisei as possíveis causas, vi que podia ser a própria ração que eu estava dando, então comprei a Betta Min, da Tetra ele até comeu, mas foi mt pouco, chegou a ficar 3 dias sem comer, e agora está sem brilho, ficou bem magrinho, e suas nadadeiras estão curtas, quando o comprei ele era bem azulzinho, e agora seu tom está esverdiado, e ele fica mt tempo no fundo do aquário parado, e aparenta estár tristinho. A pouco tempo coloquei algumas conchas, um coral, e pedrinhas no fundo do aquário, como já estavam guardados a mt tempo, higienizei apenas com água. Meu Betta ñ costuma tomar sol, mas a temperatura é a adequada para a sua espécie, por volta de 25 graus, eu troco a água uma vez por semana, e quantidade de alimento é a adequada. Por favor me ajude a descobrir o que ele tem!!! Eu amo esse peixinho como se ele fosse o meu próprio filho!!! Se ele morrer vou acabar ficando deprimida! Estou desesperada pois na minha cidade ñ há nenhum especialista. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por isso com meu primeiro peixe betta, por incrivel que pareça ele também era azul, e outra ele se dava bem com a minha peixinha betta, ficava impressionada.
      Enfim, pode ser tarde demais para tratar, mas sempre há esperança, o meu tratei tarde demais, ele chegou a se curar, mas não totalmente, a cor dele tava voltando a ficar aquele azul lindo, mas ele não resistiu, fiquei tão triste.
      Você pode curar ele com o remédio "Labcon Aqualife", você encontra em pet shops, ele é otimo, ai nele tem dizendo como usar. Espero que seu peixinho fique bem!!!

      Excluir
  34. Tenho um Betta que está a pouco tempo aqui e que recusa a comida de flocos (BettaMix). Coloca na boca e cospe. O que faço? Troco a comida?
    Mais uma coisa: Posso deixar o aquário em um cômodo com ar condicionado?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Troca a ração de preferencia por uma de bolinha, funciona.
    Pode deixar o aquário no ar-condicionado, mas olha se a temperatura está dentro do padrão, se não estiver dentro do padrão coloque em um lugar que esteja ou compra um termostato.
    Espero ter ajudado (:

    ResponderExcluir
  36. oi gente queria saber porque o meu betta nao muda de cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, betta não muda de cor, só muda quando está doente, fica sempre um tom claro, como se tivesse desbotando, mas isso acontece quando ele está doente.
      Espero ter ajudado. (:

      Excluir
  37. respondam por favor. obrigada.

    ResponderExcluir
  38. meu betta nao muda de cor,nao esta mais comendo e tem uma bolinha branca na barriga entre a nadadeira e a boca.o que sera?ele ta doente?respondam por favor.é urgente nao quero perde-lo. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ele não mudar de cor, pois se ele mudasse indicaria que ele está com alguma doença. Mas ele está doente, pois não está comendo e com bolinha branca.
      Ele está com a doença do ponto branco, ictio; Tratamento: Remédio Labcon Ictio. (Vocês encontrarão em petshop especializada em peixes, é baratinho)
      Espero ter ajudado

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. me ajuda :( comprei um betta hoje ... botei agua de poço é saudavel ? e em relação a ele ficar subindo com muita frequencia em menos de 3 minutos é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem problema bota água do poço não, é normal ele subir em menos de 3 minutos, ele sobe para pegar ar.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  41. olá ,tenho 6 betta fêmeas, e uma esta fazendo bolhas na superfície do aquário e também esta muito parada....sera que esta doente ou o problema esta na água?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se ele está fazendo bolhinhas, significa que ele está fazendo um ninho, ele está pronto para reproduzir, se colocar uma fêmea ovada la tem a reprodução, ficar parado pode até ser doença, verifique se ele tem manchas, tufos que parece algodão, pontos branco. Se ele tiver ele está doente.

      Excluir
  42. Olá, tenho 3 aquários, sendo que dois deles esta com Betta e a água esta com o Ph 6.2. qual labcon devo usar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use esse labcon para ajeitar o ph, sinceramente eu não gosto, enfim, faz a manutenção da água, depois ver o ph se ta bom. Umas dicas para a manutenção: Coloca água da torneira, depois coloca 4 grãos de sal grosso (ajuda a evaporar o cloro da água da torneira), ou então deixa a água descansando em um lugar aberto para o cloro evaporar, depois coloca o anti-cloro de acordo com a litragem do aquário, espero ter ajudado.

      Excluir
  43. ola, comprei um betta macho hj, coloquei no aquario, e ele fica parado no fundo do aquario o que pode ser ele esta comendo normalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser adaptação, ou então, a água pode está com pH fora do normal para o betta, o normal é entre 6,8 e 7,4.. Verifique o pH do aquário com um labcon test pH tropical, se o pH estiver normal, olhe se ele não está com nenhuma mancha, ou tufos de algodão, ou pontinhos brancos, olhos inchados, se ele estiver clica nesse link, procure a doença que se encaixa e trate o mais rápido possível: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html

      Excluir
  44. eu fui troka a agua do meu peixe betta e coloquei agua da torneira no aquario dele agora ele so fica parado de cabeça pra baixo oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a água está muito ácida, tem que tratar, coloque um anti-cloro de acordo com a litragem do aquário, coloque 4 grãos de sal grosso para ajudar a tirar o cloro da água, pronto, depois verifique o pH da água com um pH tropical da Labcon. Espero ter ajudado.

      Excluir
  45. ola.
    estava tudo bem com o meu betta, ele já esta comigo a 3 semana , essa ultima semana fiz a limpeza do aquário como sempre, só que ele já começou a se comporta de forma estranha, agora ele fica parado, fica nadando na vertical, no aquario dele tem um termômetro interno ele so fica parado perto desse termômetro, ele tem comido normalmente, eu ja fiz o teste de ph da água e esta tudo certinho e a temperatura da aguá tmb esta correta, ele não tem pontos brancos no corpo, e nem uma outra anormalidade, o que pode esta acontecendo com ele? não quero perde-lo .

    ResponderExcluir
  46. Oi Kah, isso pode ser desordem da bexiga natatória, pois os sintomas se encaixaram nela. O peixe que fica com essa doença ele não nada bem, fica parado, quando nada, ele nada de lado.
    Enfim, há tratamento, essa doença é como prisão de ventre, então você pode deixar seu peixe 24/48h sem comer, em seguida pegue uma ervilha cozida, descasque, depois alimente seu betta com uma pontinha de nada da ervilha, como uma extremidade de um palito de dente, depois disso veja se seu betta está evacuando bem, se estiver significa que ele está curado, se não, continue o tratamento.
    Espero ter ajudado e espero que seu betta fique bem, beijos.

    ResponderExcluir
  47. quantas gotas de cloronev devo colocar no meu aquario de 2 litros ,nele tem 2 bettas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada litro coloque uma gota, como o seu é 2l, coloque 2 gotas (;

      Excluir
  48. meu aquario tem uma divisoria ,nele eu tenho 2 peixes ,eles ficaram do mesmo lado e brigaram no mesmo dia um deles estava muito gordo e o outro todo detonado ,eles podem estar doente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo não entendi muito bem, pois você disse que no aquário tem uma divisória, mas eles brigaram? Você precisa deixar um betta em um lado e o outro no outro lado. Enfim, eles podem está doente, esse que está gordo ele pode está doente, mas não é certeza, agora o outro que está detonado pode ser porque eles brigaram, mas clica nesse link e veja se uma dessas doenças se encaixa com os sintomas deles: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html

      Excluir
  49. Eu to precisando de ajuda com meu betta, ele ta com as nadadeiras roídas mas nao estao esbranquiçadas, ele ta comendo normalmente, nada pra la e pra ca, nao perdeu a cor e nem nada.. sao so as nadadeiras mesmo e ele nada e tal e dps fica no fundo do aquario e sobe pra respirar.. Na semana passada eu vi que o pH tava ácido ai eu regulei o pH e tal, ontem eu fiz a TPA e ta tudo certo. O que pode ser? To com medo de ter sido só o pH e eu colocar ele no remédio e ele acabar morrendo.. (sim, eu tb te mandei e-mail XD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não se preocupe se não for tarde de mais, use o "Bettafix" .. Pesquisei nos foruns, me indicaram esse, disseram que é otimo. Continue olhando o ph, beijos!

      Excluir
  50. Oi, eu tenho um betta que sempre foi calmo, mas de uns dias pra cá ele fica muito tempo parado e ele não está usando a nadadeira direita para nadar, e as vezes ele fica com um negócio branco que parece um algodãozinho preso na nadadeira.! Isso é normal ou ele pode estar doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está doente e já sei até qual é a doença, mas calma que tem tratamento. A doença é a do "Algodão" é causada por fungos, por mudanças de temperaturas, mas é fácil de cuidar se ficar tratando. Compre o remédio "Labcon Aqualife", tem na bula como usar, você pode comprar em petshop que vende coisas para peixes.
      Espero ter ajudado (:

      Excluir
  51. Boa noite!
    Ontem (01/04) eu percebi meu Betta bem jururu. Não quis comer direito e mal brincou comigo. Olhando ele percebi que ele esta meio esbranquiçado em baixo da cabeça e parece ter tipo de algodão voando no local e ficava somente em cima no aquário perto do termômetro. O que devo fazer? Tem uma semana que troquei a agua do aquário. Hoje (02/04) quando cheguei em casa para almoçar troquei a agua de novo. Ele esta meio alaranjado.... E agora fica + no fundo do aquário só comeu uma bolinha de ração e esta meio ofegante. Porem hoje a noite fui olhar de novo e ele já esta + corado (ele é vermelho bem escuro) porem ñ quer comer direito e fica no fundo do aquário. A temperatura da agua esta entre 25 e 27 graus. Por favor me ajude não quero perder meu menino brincalhão. Pois ele é tão espertinho!!! Fico no Aguardo. Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas calma, tem tratamento.
      A doença é a do "Algodão" é causada por fungos, por mudanças de temperaturas, mas é fácil de cuidar se ficar tratando. Compre o remédio "Labcon Aqualife", tem na bula como usar, você pode comprar em petshop que vende coisas para peixes.

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda. Amanha mesmo irei comprar o remédio! Hoje ele nem conseguiu comer... :-(
      Boa noite!

      Excluir
  52. Olá! Boa tarde! Meu betta está um pouco barrigudo... mas, ele come, brinca comigo, está bem esperto, será que é só um má impressão minha ou tem algo errado com ele? Tenho ele há alguns meses...(quase um ano).
    Alimento-o com ração bettamim da Tetra e faço tpa toda semana (só 1/3 da betteira), que tb tem um termostato que mantém a temperatura (já que aqui onde moro tem bastante oscilação de temperatura e tb um filtro atman bem pequeno (pois, o peixe pode ser resistente mas, não preciso colocar isso à prova)... o que acha?

    ResponderExcluir
  53. Ah! Quando faço tpa tb coloco duas gotinhas de prime, ok.

    ResponderExcluir