quarta-feira, 27 de junho de 2012

Perguntas frequentes sobre peixe betta:

*Qualquer dúvida pessoal, é só perguntar ai abaixo nos comentários, vou fazer o possível para ajudar! Vou pesquisar, sair perguntando para especialistas em peixes ou aquarismo!

411 comentários:

  1. Essas perguntas frequentes estão me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  2. olá gostaria de saber pq o meu peixe betta fica parado na superfície da água, ele fica num cantinho do áquario parado,depois ele desce para baixo do áquario e fica lá um tempinho depois sobe pra pegar ar,não sei o que esta acontecendo, foi depois que eu troquei a água dele, por favor me jude, ah e tbm ele não esta querendo comer eu coloco a ração ele come depois cospe para fora, e não quer mais,por favor o que eu faço estou com medo dele morrer me ajude.desde já agradeço shirley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, seu betta concerteza está doente! Olha esse link, la em baixo da pagina tem os tipos de doenças e os sintomas, veja em se seu peixinho está com uns dos sintomas q tem nesse link.. ! Ai vai ter os remedios la q trata. Você disse q foi depois q trocou a água não é?! Então, você pode ter feito a manutenção errada,mas isso acontece, isso acontece até comigo :/, mas tem que ter cuidado, pq a maioria das doenças são causadas por água muito ácida, alcalina, aquário sujo, etc. É isso, espero ter ajudado.:)
      Não se esqueça de ver bem direitinho os sintomas visiveis do seu peixe, para lhe ajudar a ver melhor pegue uma lanterna, mas não bote no olhinho dele não a luz.! Com a lanterna lhe ajudará a ver melhor se tem algum ponto, macha visivel nas escamas dele.! Beijos.

      Excluir
  3. a minha betta femea é acreciva mesmo sozinha.
    o que fazer nessa oura e ela precisa de luz no aquario?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi, é normal ter algumas fêmeas agressivas, eu já tive duas assim, tive que separar elas, pq se não, elas iriam acabar se matando! Você deve continuar deixando ela sozinha como se fosse um betta macho, pq se deixar com outros peixes, ela acabará machucando eles, e eles acabarão ficando violentos também. Quanto a luz, tem que ser uma luz propria para aquários, mas nem sempre é tão importante a luz, só pra quando a temperatura do aquário estiver abaixo do normal. Mas algumas pessoas usam a luz so para decorar mesmo o aquário. Eu uso para a temperatura do meu aquário. :) beijos.. ! Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Ola meu peixinho betta parece q ta doente, ele fica parado la em baixo do aquario, mas tem hrs q ele sobe e fica doido nadando pra la e pra ca, mas depois fica um tempao parado no fundo do aqua. Ele ta comendo, ta um pouco com dificuldade pra comer, no comeco qdo eu colocava a comida, ele corria pra comer, mas agr n, mas ele ainda ta comendo, alguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, seu peixe betta concerteza está doente, não é normal o peixe ficar parado no fundo do aquário, apesar do peixe betta ser assim mesmo.! Mas olhe nesse bogger os tipos de doenças e trate! .. os remédios e rações especializadas para o tratamento vende em pet shops!.. Olhe se seu peixe betta está com manchas, ou tufos semelhantes á algodão, pontos brancos..! Espero ter ajudado, mas se eu não tiver te ajudado, vc pode fazer uma conta nesse forum, e perguntar la! É otimo esse forum ! http://www.aquaflux.com.br/forum/

      Excluir
    2. obg, ajudou sim, eu troquei o aquario do meu peixinho por um aquario maior, ai ele melhorou, mas agr ele ficou doente de novo, so que agora o problema ta na calta, a calda dele parece que esta queimada, e ele fica o tempo todo la em cima como se estivesse respirando o ar la em cima oq pode ser?

      Excluir
    3. Meu peixinho fica muito tempo embaixo d'água só se move as vezes ,não tem manchas nem tufos brancos mas a calda esta fina como estivesse se desfazendo. Espero que vc me ajude a salvar meu PEIXINHO. o blog que vc pede para entrar , eu já fiz mas não encontrei a minha resposta .

      Excluir
  5. Ola meu peixinho beta e um machinho, vermelho com preto,comprei ele era bem calmo as vezes ficava muito quieto. E agora ele esta muito agitado subindo toda hora na superficie e quando vou dar comida pra ele ,ele falta pular do aquario,sera o que esta acontecendo com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os peixes betta são calmos normalmente, fica só agressivo quando avista outro peixe.! Enfim, no seu caso é pq o peixe betta as vezes ver vc e pensa que vc vai dar comida ai ele fica muito agitado. Eu tinha uma peixe assim, era muito danadinha ela.. ! Eu chegava perto dela e ela pulava, querendo comida, ficava nadando depressa.! Então não se preocupe seu betta está bem.! Veja se o local onde ele está, não tem muito barulho ou outro peixinho a vista dele! Pq pode ser o estresse tbm esse jeito como ele está reagindo! Pq peixe betta precisa de lugar calmo. Espero ter ajudado, se eu n tiver ajudado vai nesse forum abaixo e faz uma conta e pergunte. http://www.aquaflux.com.br/forum/

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu peixe beta está só na suprefície do aquario, parece tentar ir para o fundo mas não consegue, o que será que pode ser?
    A maior parte do tempo ele fica parado,as vezes meio de lado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa doença ai é orrivel, talvez você tenha comprado ele já assim, acontece por conta da má qualidade da água, ainda não achei uma cura pra ela, mas acho que tu acha o tratamento para essa doença olhando os foruns próprio para peixes de água doce. Eu conheço um forum otimo, bota assim no google: ÁquaFlux, ai tu faz cadastro, e faz a pergunta.

      Excluir
  8. Ola me ajudem , troquei agua do meu betta ontem , hoje ele esta parado na suprficie , coloquei comida mas nao pegou . O que posso fazer para salva lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas por essas características que tu citou ai, não dar pra saber que tipo de doença é, pois tem vários tipos de doenças. Olha nos tópicos dos tipos de doenças no meu blog, pra tu ver se uma das características se encaixa com a doença do seu peixinho. Espero que ele melhore, beijos.

      Excluir
  9. o peixe beta poder viver sem ser agua mineral ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayck, primeiramente a água mineral é muito mais ácida do que a da torneira para o seu peixinho, então com certeza ele pode pegar doença se água não estiver tratada. Então, sim ele pode viver sem a água mineral, comece a colocar água da torneira mesmo ai você trata a água com anti-cloro e etc, aqui no meu blog em um dos tópicos tem como tratar a água do áquario. Beijos, espero ter ajudado (:

      Excluir
    2. se vc nao tem agua mineral,no meu eu fervo a agua ed eixo ela esfriar para mata todo o cloro e bacterias e sempre fiz isso faz bem..

      Excluir
  10. meu peixe beta esta com um ponto branco em cima da cabeça o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seu peixinho está doente, provavelmente com Ictio, que são pequenos pontos brancos por todo o corpo, eu não tenho certeza se é ictio, pois você disse que só tem 1 pontinho branco na cabeça, ai fiquei na dúvida, então é quase certeza que seja ictio. O tratamento é feito com o remédio: Labcon Ictio, ele vende em pet shops onde vende peixes, áquarios. Trate logo, antes que seja tarde. Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. meu peixe betta (macho)nao esta querendo comer nenhuma das bolinhas que coloco para ele mal,mal ele come 1.estou muito preocupada com ele pois esta com uma manchinha branca na calda ... se vcs puderem me ajudar ficarei muito grata desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode está com a doença do algodão, que as características dela é: Manchas brancas, ou tufos de semelhantes á algodão, outro sintoma pode ser também perda de escamas. O seu tratamento é com o Labcon Aqualife.

      Excluir
  12. Bomm Diia !
    Olha eu queria saber oq faço , Meu peixe ta perdendo a cor ta meio cinza .. e fica parado o tempo todoo nas pedras tem horas q ele se meche .. coloquei no sol e ele fica com a cabeca "escondida" nas pedraas ..
    Oq euu devo fazer ? Como tratalo ? Oq ele tem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrey, seu peixinho está doente, é.. Ele pode está com a doença da água muito ácida, que alguns peixes ficam com diferentes sintomas como: Escamas eriçadas, nadadeiras fechadas, nadadeira roídas ou desbotadas. Se ele tiver com um desses sintomas ele está com essa doença. O tratamento dela é com: Você tem que trocar á água deixar o PH da água de acordo com o tipo de peixe que você tem, e colocar o anti-cloro e depois fazer o teste de PH para ver o PH de acordo com o que seu peixe precisa para viver em uma água de qualidade. E quanto a do sol, não pode colocar o áquario do peixe no sol, pois pode acontecer um choque térmico no seu peixinho e ele pode ficar doente, ou morrer :) . Espero ter ajudado, se não tiver ajudado procura um forum chamado áquaflux e faz cadastro la é muito bom pra tirar dúvidas.

      Excluir
    2. Obrigadoo :) ele eh um betta e a questao dele ficar parado com a cabeca nas pedras eh normal ?

      Excluir
    3. Oi Andrey, não é normal, ele deve está com alguma doença, olha se não tem nem uma estrutura anormal nas escamas dele, olha direitinho, porque ás vezes tem e você não ver ..! Quanto eu vou olhar aqui no meus peixes eu olho com uma lanterna para ver melhor ! .. (:

      Excluir
  13. Gente olhem uma postagem minha http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/06/via.html#comment-form
    Essa ai acima, ela tem os tipo de doenças, pfv olhem, eu to meia enferrujada sobre essa informações de doenças, tratamento, ai quero que vocês olhem pra vocês verem os sintomas, tratamento e a doença dos peixinhos vocês. Beijos, espero ter ajudado! Em julho eu vou dar mais atenção a vocês e ajudar mais, é porque no momento não estou tendo tempo.

    ResponderExcluir
  14. o meu eu jogo a ração em bolinhas ai ele pega começa a mastigar e depois solta é normal também eu comprei ele segunda feira para ele cruzar pois ele e muito bonito ele é colorido a cauda meia branco é sado um pedaço do corpo azul a cabeça meia alaranjado e em baixo é branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele continuar rejeitando a ração de bolinha, troque por uma de flocos, a minha é AlconBettaMix. O meu betta, tbm recusava a ração de bolinha, então troquei por essa de flocos e ele está comendo normalmente! Espero ter ajudado.

      Excluir
  15. Bom dia,não sei o que fazer comprei um aquario duplo para meus dois peixes betas,só que um pulou para o outro lado do aquario e começou a brigar com o outro peixe beta e não tinha visto,quando percebi separei eles novamente com uma redinha,e coloquei novamente no outro lado do aquario,mas agora os dois estão parados e não estão se mexendo muito estão encostados na parede do aquario,estou muito triste não imaginava que o meu peixe ia conseguir pular para o outro lado sera que eles vão morrer?eles são muito lindos não sei o que faço,agora eles estão separados mas estão sem reação só se mexem para respirar na superficie e depois ficam no fundo do aquario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão com a calda bem aberta?? Assim: https://www.google.com.br/search?q=betta+com+a+cauda+aberta&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=8nD9UcWXA6zk4AOepIDQDg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1137&bih=554#facrc=_&imgdii=_&imgrc=hhIFcctJNmZ_TM%3A%3BQuEa6_FWqUYBGM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-xL-001JrqR0%252FT0kLQerwBXI%252FAAAAAAAAABs%252F2n6crfeqHzM%252Fs320%252Fhalfmoonbetta.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fplanetasplendens.blogspot.com%252F2012%252F02%252Fanatomia-do-betta-splenden.html%3B370%3B339 ?
      Se tiver, é porque ele está querendo brigar com esse outro peixinho betta, provavelmente esse aquário duplo deve ter vindo com um separador preto e outro transparente, tipo, comprei uma betteria para dois bettas, ai veio com um separador preto e outro trasparente. Se o seu tiver vindo um preto, bote o preto, para que os bettas não se vejam! Caso seu aquário duplo não tenha vindo um separador de cor preta, coloque os dois bettas em aquário diferentes, coloque os aquários dos dois em um local onde eles não se vejam ! Porque isso tudo pode ser estresse do seus peixinhos, pq peixe betta é um peixe muito territorialista. Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Boa noite,
    Meu peixe beta é vermelho lindo e esperto, mas acontece que a noite mesmo ele estando esperto, ele fica c/ umas manchas brancas tipo algodão embaixo da cabeça. Será que ele esta doente??? O Corpo permanece intacto!
    Esses dias que fez muito frio ele só subia para comer e estava perdendo a cor só ficava no fundo do aquário bem jururu. Podia ser que ele estava com frio??? Corri atrás de um termostato (ele dormia em cima dele) e assim que a agua se aqueceu ele ficou super esperto novamente. Ufa!!!! Ah comprei um termômetro também assim fico de olho na temperatura da agua.
    Ah outra coisa estou usando o anticloro Cloronev (Neves Química em Aquarismo). Meu aquário tem 2 litros e uso conforme indicação.
    Desde já agradeço a atenção!
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi (:
      Sim, ele está doente, mas não se preocupe ta no começo a doença, pode ser tratada.
      Mas você tem que ter certeza da doença para comprar o remédio certo, tipo, esse caso do ''algodão" eu já sei qual é a doença, o nome do remédio para ser tratada. Ele está com a "doença do algodão", ela é causada por fungos, outro sintoma dela, é "perda de escamas", além dos "tufos de algodão" pela as escamas.
      Tratamento é com o "Labcon Aqualife".
      Ai o tratamento você olha na bula como usar, quantos dias, a quantidade para botar na água, a bula vem na caixinha do Labcon Aqualife.
      Acho melhor você comprar logo rsrs, porque peixes são sensíveis, eles não aguentam muito tempo quando estão doentes :/
      Você comprar esse remédio em lojas de animais, pet shops, onde tem mais é onde vende peixes ornamentais, aquários.. O que eu compro aqui para os meus peixes foi RS5,00 e pouco.. É carinho por aqui ..
      Quanto á esse termostato que você comprou, você fez muito bem. Se não tivesse comprado ele poderia adquirir outra doença, como "Ictio" que é a doença dos pontos brancos, que acontece por conta da mudança de temperatura.
      Enfim, temperatura sempre tem que está de 24º á 27º graus, por ai ...
      (:
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela ajuda.
      Vou verificar ver se é esse mesmo o problema, pois só aparece a noite.
      Atenciosamente,
      Simone

      Excluir
  17. oi meu peixe e beta esta com a nadadeira tipo enrolada, e agora vive na superfície, sera que ele ta doente? mais as vezes vejo que ele esta nadando normal e come normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enrolada? Como assim? Tem como mandar uma foto dele pro meu e-mail? leingrid1@hotmail.com

      Excluir
  18. Olá! Meu betta fica no fundo do áquario, parado, quando toco no vidro ele nem da bola, nunca mais comeu a comida de bolinhas. Tenho a impresão que ele está prestes a morrer! Pf me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas por essas características que você citou aí, não tem como saber qual é a doença :/
      Mas você pode olhar ele bem, e ver se ele tem alguma manchinha, ou estrutura anormal no corpo, ou nadadeiras fechadas! Caso você não saiba qual doença, clique nesse link: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/06/via.html#comment-form
      Esse site contém foto dos tipos de doença em peixes ornamentais, ela lhe ajudará muito.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Oi, tudo bem? Estou criando pela primeira vez um Betta, uma fêmea (meu amigo que criava bettas me disse que é fêmea) e estou achando ela muito agressiva. Minha mãe já teve alguns bettas e serem foram calmos. A minha fica quieta no fundo do aquário e do nada fica agitada, nada rápido pelo aquário, da pulos.. agr até na hora que vou alimentá-la ela pula e acaba não comendo. O aquário não é grande, tem algumas palntinhas artificiais e troco a água uma (as vezes duas) vezes por semana. Não acho que ela esteja vendo o reflexo.. O que eu faço? Esse comportamento é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo.
      Não é normal a fêmea ter comportamento agressivo, um dos motivos para ela ficar assim é estresse. Quantos litros sem seu aquário? Se você arranjasse um de 10l ou mais para ela, provavelmente resolveria. Ou então ela deve está vendo o reflexo, tem luz seu aquário? Se tiver aí não deixe o dia todo ligado, peixes também dormem e a luz faz a peixinha ver o reflexo.
      Bem, se eu não tiver ajudado, entra nesse fórum de peixes ornamentais: http://www.aquaflux.com.br/forum/
      Faz o cadastro lá, pergunta, é muito bom! (:

      Excluir
  20. boa noite,tenho um betta há um ano, faz quinze dias comprei um pra minha mãe,passou dois dias ele morreu, lavei o aquário com detergente enxaguei bem deixei com água,joguei fora e coloquei água do filtro igual que fiz com o meu, depois de três dias ele morreu, oque está errado por favor me ajude, grato
    vc pode me mandar por email, ritamarzola@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode de jeito nenhum lavar o aquário com nenhum produto químico, o máximo que se pode fazer é lavar com água e uma esponja de lavar louça que nunca foi usada produto químico e passar ela no aquário com a parte que não é áspera, se não arranha o aquário.
      Você trata a água? Tipo, tem que ver se o ph da água está ácido, normal, alcalino ! Olha esse vídeo, ensinando a trocar a água do betta: http://www.youtube.com/watch?v=xgGFbwrS9m8
      Ou olha nesse tópico do meu blogger: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/manutencao-1-trocar-agua-da-beteira-no.html?showComment=1379680785254#c7833071402318294873

      Excluir
  21. Olá, preciso de ajuda com meu beta!! Tenho um beta vermelho que estava ficando no fundo do aquário escondido há alguns dias. Só subia para pegar o ar. Mudamos ele ontem para um aquário ainda maior (agora com 15 litros). Achamos que ele poderia melhorar, mas está pior. Hoje presentou manchas mais claras em cima do corpo (como desbotamento) e se enfia entre as plantas artificiais no fundo do aquário. Parece estar ofegante. Quando ele sobe à superfície, quase não se sustenta e acaba caindo lentamente. Não quer mais se alimentar como antes. Colocávamos a comida e ele vinha comer na hora....porém agora parece que não vê mais a gente! Coloquei um aquecedor na água agora e despejei 1 colher de café de sal grosso. O que mais posso fazer???? Agradeço a ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas só consigo distinguir a doença, só vendo mesmo alguma foto ou algo do tipo.
      http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/06/via.html#comment-form
      Clica nesse link acima e ver se o seu peixinho se encaixa em uma dessas doenças, caso eu não ter ajudado, me desculpa.
      Se eu não tiver ajudado, olha nesse fórum que é justamente para peixes ornamentais, você se cadastra e pergunta, lá é ótimo: http://www.aquaflux.com.br/forum/

      Excluir
  22. Olá,ja faiz 1 mês que eu comprei meu peixinho betta mais de uns dias prá cá eu comecei a dar comida pra ele ( ração de bolinha) e ele colocava na boca para ingerir e depois cuspia é alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não é uma doença não, creio eu que não, porque se for tem cura, você deve trocar a ração dele por uma de flocos, a que eu dou para o meu betta desde que ele começou com esse habito de cuspir a de bolinha. O nome da que eu dou é: BettaMix da alcon.
      Espero ter ajudado, é só trocar a ração que tudo estará resolvido.

      Excluir
  23. olá bom dia
    eu enho um peixe betta macho e tem uns 6 meses que eu tenho ele e desde segunda feira ele está com um negócio no olho branco ele está ficando sego ???
    obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, ele não está ficando cego rsrs, mas ele está doente, o nome da doença é: ''Olhos Embaçados'', é causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogyrus sp. ou Gyrodactylus sp.Pode ainda ser causada por protozoários, bactérias e fungos.
      Sintomas: Falta de apetite, respiração ofegante e inchaços das brânquias.
      Tratamento: Labcon Ictio associado ao Labcon Aqualife.
      *Você pode comprar esse remédio para o tratamento em lojas que vende aquários.! Acessórios para peixes.
      beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
  24. tive um beta ele morreu depois de uma semana coberto de algodão tipo mofo .....depois tentei 3 x ter um beta todos morrerão
    dizem que a doença esta no aquário devo trocar de aquário é verdade ???????? como lipar ele antes de ter outro beta ???/ espero que me ajudem bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, eu já tive um betta que morreu com essa doença, eu não tive que trocar o aquário, apenas joguei fora o cascalho, coloquei um outro, limpo e limpei o aquário com água e uma esponja limpa de lavar louça. Faz isso, só não usa nada químico, pois não pode.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  25. posso colocar água da bica no aquário ?????????

    ResponderExcluir
  26. Lavei minha betteira e o meu betta ficou no fundo parado ofegante e de vez em quando nada muito rápido como se fosse pular do aquario... o que será? ele vai morrer? fiz o mesmo procedimento que sempre faço a meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o Ph da água, se está bom para ele, o Ph do peixe betta, o certo é em torno de 7, se estiver acima de 7,4 você deve trocar a água do aquário de novo, para fazer outra limpeza (sem produtos químicos), trate a água direitinho, condicione ela, faça o teste ph e veja se está em torno de 7, se n estiver, condicione mais a água, coloque 3 ou 4 grãos de sal grosso, funciona (:
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  27. Bom dia , Leticia, obrigada por responder..., mas meu betta faleceu essa noite... ele estava com a barriga inchada... junto com ele tinha dois caramujos ( um deles havia morrido e eu não percebi)... eles estão com uma rachadura na casca deles... achei que era pq estavam crescendo... mas na verdade, estou com muitas dúvidas... lavei novamente a betteira, mas ainda tenho um caramujo, estou com medo de colocar outro betta lá e ele também morrer... ah, nessas últimas lavagens notei que a água ficou rosa, porque será, eu nem tinha colocado comida... só usei o prime e coloquei os peixes lá e a água começou a ficar muito rosa... vc saberia me dizer o que é e o que devo fazer... obrigada, novamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu soubesse que ele estava com barriga inchada, a doença seria bem especifica, seria: Hidropsia - > (Ventre Volumoso).É causada por bactérias que atacam os órgãos internos.
      Sintomas: Manchas vermelhas no corpo, destruição das nadadeiras.
      Tratamento: Labcon Bacter associado á ração medicamentosa alcon cure.
      Enfim, sobre a água rosa não sei, me desculpa, mas nunca ouvir falar, mas pergunta nos foruns de peixes ornamentais, conheço um, muito bom.. O nome é: Aquaflux.
      Beijos

      Excluir
  28. O meu peixe é filhote,ele nao para de se esconder embaixo das pedras.Sera que ele esta doente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só por essas características não dar pra saber, mas ele deve está assustado, ou se tiver luz no aquário, desligue pra ver se ele sai.
      Veja se um desses sintomas que tem nesse link: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html
      se encaixa com o do seu betta!
      Beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
  29. meu betta ta respirando ofegamente ele so fica no fundo do aquario ou respirando rente ao oxigenador porque ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está doente, mas pela as características não conseguir distinguir direito a doença, mas verifique se seu peixe está com outros sintomas, como ponto branco, esbranquiçado, ramificações vermelhas nas nadadeiras.. etc..
      Clica nesse link/tópico: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html


      *Olha se ele se encaixa com umas dessas doenças, se ele se encaixar trate-o, o remédio tem nas descrições das doenças, você pode comprar em pet shops.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  30. Ganhei 2 bettas, um macho e uma femea. Eles estao em um mesmo aquario, so que tem um vidro que os separa. O macho fica muito agitado sempre, fica se batendo no vidro, fica se mexendo muito.. É normal ou tenho que colocar ele em outro aquario???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, o macho fica agitado porque ele é fica estressado, ele quer o território só para ele, sendo que ás vezes é bom deixar com que eles não se vejam pois isso pode causar doença do seu betta macho, mas também algumas vezes você precisa botar ele para ver outro peixe, é bom para eles, isso é bom até para saber se ele está doente pois se ele estiver bem de saúde ele vai ficar com a calda bem armada, mas se ele não estiver, ele vai tentar erguer a calda mas ela não vai ta tão "viva".
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  31. Oi Leticia, meu oscar está agitado nos ultimos dias... na noite passada ele tentou saltar para fora do aquario, mas bateu com a cabeça na tampa e se machucou e tem dados umas esticadas, uns impulsos e bate no vidro... porque? O que eu faço estou ficando preocupada... Obs.: O aquario tem 1 m de comprimento, por 50 cm de altura e 30 cm de largura e ele tem +/- 1 ano comigo e ele é o único peixe nesse aquario... sempre foi muito brincalhão e interage comigo sempre, mas isso está me preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla, não sei o porque ele está fazendo isso, me desculpa, mas te recomendo fazer a mesma pergunta para esse forum para peixes ornamentais: http://www.aquaflux.com.br/forum/
      é muito bom

      Excluir
  32. Oi leticia , meu betta macho está fazendo bolhas na superfície do aquário eu li sobre isso e diz que ele atingiu a maturidade suxual , eu tenho que comprar uma fêmea ? Eles podem viver juntos no mesmo aquário? (Ele é bem manso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está na fase de reprodução, se você não é necessário comprar uma fêmea, você pode deixar ele fazer as bolhinhas, não vai afetar nada nele se ele não ter a fêmea, ele vai continuar fazendo as bolhinhas.
      Mas se você quiser que eles reproduzem você compra, mas é dificil a reprodução, eu acho dificil, mas não pode deixar eles juntos, você compra a fêmea coloca ela em outro aquario em que ela possa ver o macho, ai se ela se interessar ela vai ficar ovada, a barriga dela fica inchada, olha no google como fica, ai quando isso acontecer você vai colocar a fêmea no mesmo aquário do macho onde tem o ninho de bolhinhas, vai deixar eles se olharem até que o macho vai fazer um abraço nupcial nela para ela soltar os ovulos, ele vai pegar com a boca esses ovulos e vai colocar de um por um no ninho (é bom que o aquário não tenha nada no fundo, como cascalho), mas nem sempre dar certo a reprodução, o macho pode querer matar ela, tem que ter cuidado, tem que sempre ta observando, pois os machos são terriroriais, nem sempre que ele fizer o ninho ele vai ficar manso, tem uns que são chatos, mas se deer certo, depois que o macho pegar todos os ovinhos, você tira a fêmea do território dele, ai o macho vai cuidar deles, olha nesse topico de reprodução daqui do blogguer: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/

      Excluir
  33. Por favor, me ajude! Antes eu dava ração em bolinha pro meu Betta, e ele comia normalmente, depois parou de comer, até chegava a colocar na boca, mas em seguida cuspia, quando pesquisei as possíveis causas, vi que podia ser a própria ração que eu estava dando, então comprei a Betta Min, da Tetra ele até comeu, mas foi mt pouco, chegou a ficar 3 dias sem comer, e agora está sem brilho, ficou bem magrinho, e suas nadadeiras estão curtas, quando o comprei ele era bem azulzinho, e agora seu tom está esverdiado, e ele fica mt tempo no fundo do aquário parado, e aparenta estár tristinho. A pouco tempo coloquei algumas conchas, um coral, e pedrinhas no fundo do aquário, como já estavam guardados a mt tempo, higienizei apenas com água. Meu Betta ñ costuma tomar sol, mas a temperatura é a adequada para a sua espécie, por volta de 25 graus, eu troco a água uma vez por semana, e quantidade de alimento é a adequada. Por favor me ajude a descobrir o que ele tem!!! Eu amo esse peixinho como se ele fosse o meu próprio filho!!! Se ele morrer vou acabar ficando deprimida! Estou desesperada pois na minha cidade ñ há nenhum especialista. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por isso com meu primeiro peixe betta, por incrivel que pareça ele também era azul, e outra ele se dava bem com a minha peixinha betta, ficava impressionada.
      Enfim, pode ser tarde demais para tratar, mas sempre há esperança, o meu tratei tarde demais, ele chegou a se curar, mas não totalmente, a cor dele tava voltando a ficar aquele azul lindo, mas ele não resistiu, fiquei tão triste.
      Você pode curar ele com o remédio "Labcon Aqualife", você encontra em pet shops, ele é otimo, ai nele tem dizendo como usar. Espero que seu peixinho fique bem!!!

      Excluir
  34. Tenho um Betta que está a pouco tempo aqui e que recusa a comida de flocos (BettaMix). Coloca na boca e cospe. O que faço? Troco a comida?
    Mais uma coisa: Posso deixar o aquário em um cômodo com ar condicionado?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Troca a ração de preferencia por uma de bolinha, funciona.
    Pode deixar o aquário no ar-condicionado, mas olha se a temperatura está dentro do padrão, se não estiver dentro do padrão coloque em um lugar que esteja ou compra um termostato.
    Espero ter ajudado (:

    ResponderExcluir
  36. oi gente queria saber porque o meu betta nao muda de cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, betta não muda de cor, só muda quando está doente, fica sempre um tom claro, como se tivesse desbotando, mas isso acontece quando ele está doente.
      Espero ter ajudado. (:

      Excluir
  37. respondam por favor. obrigada.

    ResponderExcluir
  38. meu betta nao muda de cor,nao esta mais comendo e tem uma bolinha branca na barriga entre a nadadeira e a boca.o que sera?ele ta doente?respondam por favor.é urgente nao quero perde-lo. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ele não mudar de cor, pois se ele mudasse indicaria que ele está com alguma doença. Mas ele está doente, pois não está comendo e com bolinha branca.
      Ele está com a doença do ponto branco, ictio; Tratamento: Remédio Labcon Ictio. (Vocês encontrarão em petshop especializada em peixes, é baratinho)
      Espero ter ajudado

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. me ajuda :( comprei um betta hoje ... botei agua de poço é saudavel ? e em relação a ele ficar subindo com muita frequencia em menos de 3 minutos é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem problema bota água do poço não, é normal ele subir em menos de 3 minutos, ele sobe para pegar ar.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  41. olá ,tenho 6 betta fêmeas, e uma esta fazendo bolhas na superfície do aquário e também esta muito parada....sera que esta doente ou o problema esta na água?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se ele está fazendo bolhinhas, significa que ele está fazendo um ninho, ele está pronto para reproduzir, se colocar uma fêmea ovada la tem a reprodução, ficar parado pode até ser doença, verifique se ele tem manchas, tufos que parece algodão, pontos branco. Se ele tiver ele está doente.

      Excluir
  42. Olá, tenho 3 aquários, sendo que dois deles esta com Betta e a água esta com o Ph 6.2. qual labcon devo usar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use esse labcon para ajeitar o ph, sinceramente eu não gosto, enfim, faz a manutenção da água, depois ver o ph se ta bom. Umas dicas para a manutenção: Coloca água da torneira, depois coloca 4 grãos de sal grosso (ajuda a evaporar o cloro da água da torneira), ou então deixa a água descansando em um lugar aberto para o cloro evaporar, depois coloca o anti-cloro de acordo com a litragem do aquário, espero ter ajudado.

      Excluir
  43. ola, comprei um betta macho hj, coloquei no aquario, e ele fica parado no fundo do aquario o que pode ser ele esta comendo normalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser adaptação, ou então, a água pode está com pH fora do normal para o betta, o normal é entre 6,8 e 7,4.. Verifique o pH do aquário com um labcon test pH tropical, se o pH estiver normal, olhe se ele não está com nenhuma mancha, ou tufos de algodão, ou pontinhos brancos, olhos inchados, se ele estiver clica nesse link, procure a doença que se encaixa e trate o mais rápido possível: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html

      Excluir
  44. eu fui troka a agua do meu peixe betta e coloquei agua da torneira no aquario dele agora ele so fica parado de cabeça pra baixo oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a água está muito ácida, tem que tratar, coloque um anti-cloro de acordo com a litragem do aquário, coloque 4 grãos de sal grosso para ajudar a tirar o cloro da água, pronto, depois verifique o pH da água com um pH tropical da Labcon. Espero ter ajudado.

      Excluir
  45. ola.
    estava tudo bem com o meu betta, ele já esta comigo a 3 semana , essa ultima semana fiz a limpeza do aquário como sempre, só que ele já começou a se comporta de forma estranha, agora ele fica parado, fica nadando na vertical, no aquario dele tem um termômetro interno ele so fica parado perto desse termômetro, ele tem comido normalmente, eu ja fiz o teste de ph da água e esta tudo certinho e a temperatura da aguá tmb esta correta, ele não tem pontos brancos no corpo, e nem uma outra anormalidade, o que pode esta acontecendo com ele? não quero perde-lo .

    ResponderExcluir
  46. Oi Kah, isso pode ser desordem da bexiga natatória, pois os sintomas se encaixaram nela. O peixe que fica com essa doença ele não nada bem, fica parado, quando nada, ele nada de lado.
    Enfim, há tratamento, essa doença é como prisão de ventre, então você pode deixar seu peixe 24/48h sem comer, em seguida pegue uma ervilha cozida, descasque, depois alimente seu betta com uma pontinha de nada da ervilha, como uma extremidade de um palito de dente, depois disso veja se seu betta está evacuando bem, se estiver significa que ele está curado, se não, continue o tratamento.
    Espero ter ajudado e espero que seu betta fique bem, beijos.

    ResponderExcluir
  47. quantas gotas de cloronev devo colocar no meu aquario de 2 litros ,nele tem 2 bettas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada litro coloque uma gota, como o seu é 2l, coloque 2 gotas (;

      Excluir
  48. meu aquario tem uma divisoria ,nele eu tenho 2 peixes ,eles ficaram do mesmo lado e brigaram no mesmo dia um deles estava muito gordo e o outro todo detonado ,eles podem estar doente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo não entendi muito bem, pois você disse que no aquário tem uma divisória, mas eles brigaram? Você precisa deixar um betta em um lado e o outro no outro lado. Enfim, eles podem está doente, esse que está gordo ele pode está doente, mas não é certeza, agora o outro que está detonado pode ser porque eles brigaram, mas clica nesse link e veja se uma dessas doenças se encaixa com os sintomas deles: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html

      Excluir
  49. Eu to precisando de ajuda com meu betta, ele ta com as nadadeiras roídas mas nao estao esbranquiçadas, ele ta comendo normalmente, nada pra la e pra ca, nao perdeu a cor e nem nada.. sao so as nadadeiras mesmo e ele nada e tal e dps fica no fundo do aquario e sobe pra respirar.. Na semana passada eu vi que o pH tava ácido ai eu regulei o pH e tal, ontem eu fiz a TPA e ta tudo certo. O que pode ser? To com medo de ter sido só o pH e eu colocar ele no remédio e ele acabar morrendo.. (sim, eu tb te mandei e-mail XD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não se preocupe se não for tarde de mais, use o "Bettafix" .. Pesquisei nos foruns, me indicaram esse, disseram que é otimo. Continue olhando o ph, beijos!

      Excluir
  50. Oi, eu tenho um betta que sempre foi calmo, mas de uns dias pra cá ele fica muito tempo parado e ele não está usando a nadadeira direita para nadar, e as vezes ele fica com um negócio branco que parece um algodãozinho preso na nadadeira.! Isso é normal ou ele pode estar doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está doente e já sei até qual é a doença, mas calma que tem tratamento. A doença é a do "Algodão" é causada por fungos, por mudanças de temperaturas, mas é fácil de cuidar se ficar tratando. Compre o remédio "Labcon Aqualife", tem na bula como usar, você pode comprar em petshop que vende coisas para peixes.
      Espero ter ajudado (:

      Excluir
  51. Boa noite!
    Ontem (01/04) eu percebi meu Betta bem jururu. Não quis comer direito e mal brincou comigo. Olhando ele percebi que ele esta meio esbranquiçado em baixo da cabeça e parece ter tipo de algodão voando no local e ficava somente em cima no aquário perto do termômetro. O que devo fazer? Tem uma semana que troquei a agua do aquário. Hoje (02/04) quando cheguei em casa para almoçar troquei a agua de novo. Ele esta meio alaranjado.... E agora fica + no fundo do aquário só comeu uma bolinha de ração e esta meio ofegante. Porem hoje a noite fui olhar de novo e ele já esta + corado (ele é vermelho bem escuro) porem ñ quer comer direito e fica no fundo do aquário. A temperatura da agua esta entre 25 e 27 graus. Por favor me ajude não quero perder meu menino brincalhão. Pois ele é tão espertinho!!! Fico no Aguardo. Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, mas calma, tem tratamento.
      A doença é a do "Algodão" é causada por fungos, por mudanças de temperaturas, mas é fácil de cuidar se ficar tratando. Compre o remédio "Labcon Aqualife", tem na bula como usar, você pode comprar em petshop que vende coisas para peixes.

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda. Amanha mesmo irei comprar o remédio! Hoje ele nem conseguiu comer... :-(
      Boa noite!

      Excluir
    3. Boa tarde Leticia!
      O meu peixe esta bem melhor já esta com 20 dias que estou fazendo o tratamento com "Labcon Aqualife", porem ele esta com algo branco nas brânquias como se fosse alguma coisa colocada lá dentro e não sai. É assim mesmo a doença a do Algodão???
      Ele esta até com dificuldade de pegar a comida, mas esta conseguindo pegar e comendo.
      Fico no aguardo! Simone

      Excluir
  52. Olá! Boa tarde! Meu betta está um pouco barrigudo... mas, ele come, brinca comigo, está bem esperto, será que é só um má impressão minha ou tem algo errado com ele? Tenho ele há alguns meses...(quase um ano).
    Alimento-o com ração bettamim da Tetra e faço tpa toda semana (só 1/3 da betteira), que tb tem um termostato que mantém a temperatura (já que aqui onde moro tem bastante oscilação de temperatura e tb um filtro atman bem pequeno (pois, o peixe pode ser resistente mas, não preciso colocar isso à prova)... o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla, veja se realmente o ventre dele está mesmo inchado, porque se estiver a unica opção de doença que tem é a "Hidropsia" que deixa o ventre volumoso, destruindo os órgãos internos.
      Tratamento: Labcon Bacter associado á ração medicamentosa alcon cure
      Espero ter ajudado e espero que ele fique bem.

      Excluir
  53. Ah! Quando faço tpa tb coloco duas gotinhas de prime, ok.

    ResponderExcluir
  54. Eu queria saber pq minha beta fica subindo e descendo toda hora pelo aquário. Ela está muito agitada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito estranho esse comportamento dela, bettas normalmente são calmos e não agitados, tem algum outro peixe perto dela? Porque se tiver tire. Tem luz no aquário dela? Se tiver deixe algum tempo desligada. O aquário tem quantos litros? É aquelas betteiras pequenas ? Porque se for pequeno troque por pelo menos por um de 10l. Ela deve está estressada com algo que está perturbando ela, veja o que é, dei meus palpites, mas pode ser outra coisa perto dela.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  55. Me ajuda por favor!!
    Meu peixinho so fica em baixo do aquario e n quer comer ele so sobe para respirar. E antes de ele parar de comer ele ficava cospindo a comida!!
    Vi um comentario aq q vc questionou de uma ave, antes dele parar de comer ele viu uma ave pq nos soltamos nossa ave e ele a viu e se esconde. N sei se e isso mas me ajude por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, to tentando fazer o possível pra te ajudar, pode ter sido a ave sim, eles tem muito medo, pode ter ficado em choque, tenta trocar ele de aquário por um maior, mais confortável, se já não for grande seu aquário. Se seu aquário for mais de 10L tudo bem, agora se for menos, troque por uma de pelo menos 10l ou mais, ele vai se sentir mais seguro, mais confortável. Veja ai, porque esse tipo de comportamento dele pode ser doença também, veja se ele não tem nenhuma estrutura anormal no corpo, se tiver, veja se umas dessas doenças é parecida com o que ele tem:
      http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  56. Eu tenho um peixe Betta azul,s[o tenho a 1 semana, e hj quando acordei e fui ver ele,ele tava meio que boiano, e eu mexi no aquario e ele saiu nadando pro fundo, e logo em seguida voltou l[a pra cima e deixou sua nadadeira boiano, e quando olhei para nadadeira, estava cheio de manchinhas vermelhas, que devem ser machucados,e ele e um peixe!! Eu náo sei oque fazer!!Me ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está doente, tem ramificações vermelhas, então ele está com a doença "Costiose", mas tem tratamento com o remédio Tratamento: Labcon Ictio associado ao Labcon Aqualife.
      Vende em pet shops, é baratinho, fácil de usar, tem na bula como usar.
      Espero ter ajudado, espero que ele fique bem.

      Excluir
  57. Eu tenho so mais uma perguntinha que esqueci de fazer; nos temos que conversar e brincar com o nosso Betta?Os Bettas precisam ter algum outro peixe por la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, não é necessário brincar não, eu no máximo botava o dedo perto do aquário e ele ficava seguindo, mas isso fazia mais pra ele se acostumar comigo.
      Os peixes bettas machos são muitos territorialistas, gostam de viver sozinhos, nunca coloque ele com outros peixes se não eles vão brigar até a morte.

      Excluir
  58. Boa tarde Leticia!
    O meu peixe esta bem melhor já esta com 20 dias que estou fazendo o tratamento com "Labcon Aqualife", porem ele esta com algo branco nas brânquias como se fosse alguma coisa colocada lá dentro e não sai. É assim mesmo a doença a do Algodão???
    Ele esta até com dificuldade de pegar a comida, mas esta conseguindo pegar e comendo.
    Fico no aguardo! Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que seja a doença do algodão, pesquisei, mas não achei nada parecido com o que ele apresenta, mas trate com Aqualife, continue tratando, mas acho melhor tu fazer login nesse forum: aquaflux. Ai tu pergunta, la eles sabem muito mais, te dizem direitinho o que ele tem, como tratar. Espero ter ajudado.

      Excluir
  59. Moro em cidade e quero saber como tratar a agua de torneira para meu peixe betta,,,
    Obs: tem morrido com muita facilidade, ficam amuados e acabam morrendo, sendo que uso agua mineral de garrafão comprada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse link tem como tratar: http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/manutencao-1-trocar-agua-da-beteira-no.html#comment-form
      Não use água do garrafão, pois é mais ácida do que a da torneira.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Meu peixe betta azul tá desbotado e com tufo de algodão na boca impedindo que ele coma,mas ele tá espertinho o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora, estava resolvendo uns problemas, não tava com tempo para o blog;
      Como tratar a Doença do Algodão:
      o tratamento pode ser feito com um fungicida
      Você pode usar o "Bactericida e Fungicida Atlantys", da marca Atlantys, ou então se não achar, use o remédio da "Labcon", compre o Aqualife, é otimo !

      Excluir
  63. Ontem a noite, fui trocar a aguá do aquario do meu peixe Betta, peguei a aguá diretamente do tanque, porque li que aguá da torneira diretamente fazia mal, após a troca da aguá coloquei ele no aquario, dei um pouco de comida e uns 15 min depois ele ficou no fundo do aquario parado como se estive morto e foi perdendo a cor tentei mexer nele um pouco ele reagiu, mas logo em seguida morreu. Fui até o local aonde comprei ele e me informaram que foi a aguá com cloro.
    Gostaria de saber se realmente foi a aguá? E qual a melhor aguá para o aquario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi a água que estava muito ácida para ele viver nele, coloque agua da torneira, trate ela com anti-cloro, coloque 4 pedrinhas de sal grosso porque isso faz com que tire a acidez, depois disso tudo faça o teste de pH, veja se ta entre 6,8 e 7,4.. se estiver está otimo para ele viver!

      Excluir
  64. Olá meu peixe beta esta com o olho esquerdo inchado isso e normal ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por meus conhecimentos, essa doença é a "Pop-eye";
      Supondo que realmente que seja Pop-eye a primeira coisa a fazer é isolar o peixe em um aquário hospital, sem cascalho nem plantas, somente uma pequena bomba para circulação da água (não faça o tratamento no aquário principal este tratamento mataria as bactérias de sua filtragem bilógica. Se não tiver um aquário reserva use um balde ou bacia nova (que nunca tenha sido usada ).
      Feito isto, use o um anti-bactericida conforme recomenda a bula. Eu recomendo da marca azzo (Azoo Bacteria Treater). Nos próximos dias do tratamento troque sempre 50% da água, sifonando bem o fundo do aquário e repondo a quantidade de remédio perdida. Não interrompa o tratamento antes do tempo mesmo que os sintomas desapareçam antes do prazo previsto. É necessário também pouca ou nenhuma luz, pois isto atrapalha a eficácia do remédio.
      Caso não encontre da marca Azzo, tente o da Sera. O da alcon ou atlantys eu não recomendo, pois são mais "fracos"... Só utilize estes em último caso.

      Excluir
  65. Oi , meu peixe betta fica se batendo no vidro , ele chegou a pular direto para o chão , mas na hora peguei e botei ele no aquário imediatamente!! Estou muito assustada , ele vem se batendo no vidro a 4 , 5 dias , eu achei que ele queria acasa-lar , mas não é isso! por favor , me responde , é muito importante!! é urgente!! Minha mãe viu ele caindo no chão e pegou na hora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu aquário tiver luz, desligue, pois o peixe betta é territorialista, ele pode está vendo o reflexo e isso estressa ele. Se tiver outro peixe á vista dele tire de perto.

      Excluir
  66. oi leticia já fazem 12 dias que comprei um betta azul,e hoje 11/06/2014 eu coloquei as bolinhas de comida e ele rejeitou,no corpinho dele não tem nenhuma mancha observei ele ao todo e nao encontrei nada que pudeçe ser uma doença,mais engraçado que ele vai até o fundo do aquario como se estivesse procurando algo entre as pedrinhas e depois sobre para a superficie e fica parado,o que seria esse comportamento,ele pode está doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troca de ração por uma de flocos, eu particularmente não gosto da de bolinha. bj

      Excluir
  67. Meu peixe betta está com as escamas um pouco ouriçadas e parece estar com uma feridinha no corpo,pois está vermelho. Não costumo medir a temperatura nem a acidez da água.Troco a água de 3 em 3 dias e coloco água da torneira mesmo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, com "septicemia".
      Tratamento: Labcon Bacter e Labcon aqualife associado à ração medicamentosa Alcon cure.
      Trate a água dele com anti-cloro (quantidade de gota vide bula), com 4 grãos de sal grosso (tira a acidez), após esse tratamento verifique o pH, o certo é está entre 6,8 e 7,4 ..

      Excluir
  68. Meu peixe Betta está descolorindo e só fica no fundo do Aquário. Também não está comendo, O que eu posso fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, trate com labcon aqualife.
      A água está muito ácida, trate com anti-cloro, coloque 4 grãos de sal grosso para tirar a acidez, verifique o pH, se ele não tiver de 6,8 a 7,4 trate com anti-cloro novamente até atingir o certo.

      Excluir
  69. Moro em SP e a temperatura tem oscilado bastante. Tenho realmente que colocar um aquecedor no aquario ou o betta consegue resistir. Só encontrei um aquecedor sem termostato, só que quando usei, coloquei agua num recipiente e o aquario dentro dele, depois de umas horas, o aquecedor estourou, ainda bem que estava fora do aquario, pois teria matado meu betta. Depois disso fiquei com medo de comprar outro aquecedor.
    Mto obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a temperatura normal do betta pode variar de 26º á 28º, compre um termômetro para aquário se não tiver ainda e fique olhando, se a temperatura não estiver de acordo com o normal compre um aquecedor novamente e pergunte ao vendedor por que estourou, tipo, eu não entendo o motivo de ter estourado, não entendo também aquecedores, termostatos pois nunca precisei usar, mas dê uma olhada em outra lojas de pets para ver se você acha um "termostato" que é bem melhor. Se não encontrar um aquecedor ou termostato compre um aquário com luz, ajuda.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  70. Olá, ganhei dos peixes bettas duas femias .elas brigavam muito então comprei um aquário com divisória e separei elas.mas agora elas estão ficando brancas, não comem e ficam na superfície paradas .quando não estão na superfície ficam nas pedras no fundo do aquário . O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, elas estão doentes, bactérias atacaram elas! Mas tem tratamento.
      Trate com "Labcon Aqualife" (vende em pets shops)
      Verifique o pH da água, pode está ácido ou alcalino, isso pode ter feito elas ficarem doentes! O normal é de 7.0 a 7.4
      bjs, espero que elas fiquem bem.

      Excluir
  71. olá, coloquei meu beta macho em um pote de 14L e coloquei, uma garrafa pet e coloquei a minha beta femea dentro , mais o macho fica mostrano as guelrras e batendo o litro , sera que eles vão poder reproduzir ? sera q o macho vai faser o ninho e a femea ficar ovada ? se nao , tem algum jeito de estimular eles a fazerem isso ? Por Favor Me Ajudem ! Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, assim ta só estressando o macho, tipo assim você já ta estimulando a eles a reproduzirem! Tem aqui no blogger falando sobre reprodução, visita lá, aqui eu vou ser apenas breve.
      Enfim, quando o macho ver a fêmea, e a fêmea o macho.. Se a fêmea achar o macho atraente, ela fica ovada, ela fica com "barrigão" entre aspas. Se o macho quiser reproduzir, ele vai construir um "ninho", que é feito com muco bucal, esse ninho parece umas bolhinhas de sabão.
      Quando ela ficar ovada você bota ele juntamente com o macho (só se ele tiver feito o ninho), sem nenhum separador ou garrada de litro, então o macho vai fazer o "abraço nupcial" que ele envolve ela entre as caldas dele e aperta.. para os ovinhos sair da fêmea. Então a fêmea fica, eu não sei o nome certo, mas ela fica tipo "desmaiada". Enquanto a fêmea está desmaiada e NÃO MORTA, o macho fica botando os ovinhos dentro do ninho de bolhas que ele criou.
      Depois de um tempo a fêmea volta e ajudar ele, agora o resto tu olha no blogguer, porque não to lembrando de tudo.
      *Mas uma coisa importante: Eu já tentei reproduzir os meus bettas várias vezes, tipo umas três vezes, nunca deu certo, sempre que eu colocava a fêmea com o macho, ele queria matar ele e não fazer o "abraço nupcial". Então desistir..
      beijooos.

      Excluir
  72. Boa noite tenho um betta femea ela não está comendo nada e fica muito na superfície da água está muito raro ela ir para o fundo do aquário o que será que ela pode ter?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pode está com algum tipo de doença, como você me deu só uma informação (ela não está comendo), então não tenho como lhe dizer o que ela tem, pode ser varios tipos de doenças.
      Veririfique se ela possui alguma estrutura anormal no corpo, como, caldas desfiando, perda de cor (desbotando), manchas nas escamas, "alguma estrutura que pareça algodão", olhos inchados, ventre inchado, verifique se há algo que seja anormal, se tiver.. Venha imediatamente me dizer, qualquer coisa bate foto e manda para o meu e-mail: leticia._.ingrid@hotmail.com

      Excluir
  73. Estou tratando do algodão e ela não tem mais nada, nem tufos, não tem mais manchas brancas, nem pontos brancos, a calda dela está normal, a cor está bem viva, os olhos estão normais, ventre normal, as brânquias também. Na verdade ela estava ótima não tinha nada estava bem agitada, do nada ela ficou assim sem comer e fica mais na superfície está muito raro ela ir para o fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja pH da água se está normal, a temperatura.. troque a ração por tipo, se você da dando a de bolinha troque por uma de flocos e vice versa...

      Excluir
  74. boa noite! tenho um betta a 1 mes a na ultima semana troquei o aquario de 2 litros por 1 de 13 litros. Comprei um aquecedor novo e um termometro novo, a temperatura media do aquario esta em torno de 26-28 graus como de costumo.. ele n tem manchas e ja fez um ninho enorme no canto do aquario porem ele n esta comendo mais como comia no aquario pequeno... antes ele comia de 5-6 granulados dia e 5-6 noite agora ele mal come 1 granulado e ja rejeita os outros tanto no dia quanto na noite. N sei o que pode ser.. sera q enjoou da comida ou sera algum outro problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique pH da água, pode ser acidez, se estiver normal, troque de ração, por uma de flocos.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  75. No resto esta tudo na normalidade dele.. nada normalmente em todos os cantos do aquario... c exercita bem qdo eu coloco diariamente um espelho na frente dele por em media 15 min por dia, outro fato q n existia no aquario pequeno e agora tem no grande sao as pedras no fundo do aquario, sao pedrinhas morrons naturais sem coloracao.. nunca fiz tesae de ph, sera q pode ser isso o problema?

    ResponderExcluir
  76. Botei muito aqualife na augua do peixinho isso pode dar algum problema?

    ResponderExcluir
  77. Eu tenho 2 peixes Betta , o macho morreu com pontos brancos e barriga inchada .Devo trocar água do aquário .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas quando for fazer a limpeza do aquário não use nenhum produto químico! Para fazer a limpeza lave ele com água quente, depois deixe água quente de molho nele para garantir que os microbios morram. ( se quiser uma limpeza melhor compre uma esponja de lavar louça sem nenhum residuo de sabão e use essa esponja so para limpar o aquario, use a parte fofinha da esponja para torar o excesso de logo das paredes do aquário.
      beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
  78. OLÁ! Meu nome é Jéssica e comprei um betta tenho quase certeza que ele é macho..... E ele é muitooooooooo agitado e está sozinho no aquário...ele fica nadando muito rápido para cima e para baixo ... e as vezes de um lado p o outro...ate chega a se bater no chão do aquário....Será que ele está doente!Ou incomodado e sentindo dor? Ele nada mt rapido e muito... não é quietinho.... e está fazendoum ninho de bolhas... mas n tem nenhuma afêmea por perto....é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho, mas se seu aquário for peque o troque por uma de pelo menos 12 litros, verifique o pH da àgua, veja se ele está entre 7 á 7,6.
      Verifique a temperatura, ela deve variar de 26 á 28 graus ...

      Excluir
  79. Oi, me chamo Giovanna eu tenho uma betta ela é nova ainda antes ela ñ ficava subindo para respirar a cada 10 minutos mais agora ela tá, isso e normal? O que devo fazer? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super nornal, porque os bettas respiram indo pegar ar na superfície, então é normal (;

      Excluir
  80. Pode me dizer logo eu to com medo :( :( :( :(

    ResponderExcluir
  81. Meu peixe betta ñ que comer me ajude
    ela ñ ta correndo pegar a comida me ajude por favor

    ResponderExcluir
  82. Isso pode ser algum problema na água, verifique a temperatura se está entre 26° à 28°, se estiver nessas temperatura tudo bem!
    Verifique o ph da água, precisa está neutra, tipo 7,0 á 7,5.
    Se estiver tudo normal verifique se ela não está doente, tipo veja se ela possui alguma macha na escama, algum tipo de "algodão", pontos brancos, desbotamentos de cor, olhos inchados, nadadeiras desfiando.
    Se estiver tudo ok, sem nenhuma doença, ph normal, temperatura normal; Então troque a ração por uma de flocos.
    Se seu aquário for pequeno, troque por um maior, se seu aquário tiver cascalho colorido troque por um que não tenha tinta, troque por cascalhos naturais

    ResponderExcluir
  83. DEIXA MINHA MELZINHA MORREU HOJE DE MANHÃ, FIZ DE TUDO PARA SALVALA MAIS #CHORANDO :(

    ResponderExcluir
  84. Olá tenho dois peixes Bettas machos, um é vermelho e o outro é azul e os dois vivem um do lado do outro mas em aquários diferentes.
    O vermelho quando chego perto fica como se estivesse querendo brigar comigo (o que é muito estranho) e aquela parte que ele respira incha mas só ela e o azul fica agressivo a noite isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite deixar eles se vendo;
      Pois esse parte que "incha" se chama guelras, eles fazem ela "inchar" quando estão vendo outro peixe, ou algo ameaçador, eles fazem isso porque são muito territorialistas, gostam de viver sozinhos, então quando incha é porque querem brigar.
      Isso é totalmente normal em peixes bettas, continue deixando eles separados e sem se ver (;

      Excluir
  85. Olá estou cuidando de um peixinho beta da minha vizinha ,mas o coitado só fica na superfície da agua de lado e não desce :( ela falou que ele fica assim sempre o que pode ser ?ele não tem pontos brancos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bexiga natatória dele está com problema, ela talvez tenha comprado ele assim, muito difícil ter cura, eu não achei até hoje um cura exata, infelizmente não posso ajuda-lo :/

      Excluir
  86. Muito bom mas você já viu a origem deles? meupeixebeta.com/origem-peixe-beta

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, tenho um beta branco com amarelo, hoje troquei a água dele e após algumas horas percebi que as pontas de suas nadadeiras estão vermelhas e dentro de suas brânquias também (análise sua respiração parar ver) , além disso ele só está no fundo do aquário e não costuma ficar muito lá, ele está comendo normalmente. Seria um tipo de infecção consequente de um choque térmico na troca da água? O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a doença é "septicemia"
      Tratamento: Labcon Bacter e Labcon aqualife associado à ração medicamentosa Alcon cure.

      Excluir
  88. Olá, o meu peixe beta está com a barriga inchadinha, mas continua se alimentando, diminuí a quantidade da ração de bolinha mas percebo que ele continua com fome. Coloquei uma bombinha no aquário para movimentar a água e ele nadar mais caso ele esteja gordinho. Não sei se o meu beta está com problema, pode me ajudar ? Obrigada 😄😄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não ta gordo :/..
      ele está doente, mas felizmente tem cura,
      a doença é chamada "hidropsia" que é quando o peixe se apresenta com um desse sintomas: barrigudo ou com escamas eriçadas.
      Tratamento: Labcon bacter associado à ração medicamentosa Alcon cure.

      Excluir
  89. Oi Meu peixe betta está doente ir eu estou usando labcon aqualife ir tirei a fêmea do aquario e percebi que estava com duas manchas na cabeça você acha que devo coloca la para o tratamento também mais so são duas machas o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identifique a doença clicando nesse link e vendo o "mapa das doenças": http://euamobettas.blogspot.com.br/2012/05/diagrama-para-identificacao-de-doencas.html
      Quando identificar a doença e o tipo de remédio, se o remédio for o "labcon aqualife" pode coloca-la no mesmo aquário, mas se não for o mesmo remédio, coloque em aquário separado.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  90. Boa noite! Comprei um betta macho lindo! Minha primeira experiência. Mas estou com medo, apesar de ler muito sobre como cuidar. Eu comprei cascalho para colocar no aquario, mas não lavei, não sabia que tinha que lavar. A água ficou um pouco turva, não muito, mas ela estava cristalina antes de colocar a decoração. Agora não sei se troco a água dele antes de uma semana. To pensando em tirar as decorações e deixar sem nada.

    Aguardo contato.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lave o cascalho, mas sem sabão, só enxague e esfregue com o dedos mesmo.
      Pode trocar a aguá antes de fazer um semana, depois verifique o pH se é o certo para ele e a temperatura, se seu aquário for grande, uns 10L, use plantas próprias para aquário, fica lindo, pode colocar decorações, como esconderijos, mas nada colorido, principalmente o cascalho, pois o cascalho precisa ser os naturais.

      Excluir
  91. Olá há 4 dias que ganhei meu peixinho que é o Beta macho, ele ainda é novo, no começo ele estava bem comia normal mas agora ele não está querendo comer eu pego e coloco a comida e ele pega e joga fora ou ignora a comida, a calda dele esta desfiando nunca vi isso já tive um outro Beta e nunca aconteceu isso e ele meio que fica se debatendo no aquário e agora estou preocupada pois sou apaixonada pelo meu peixinho e espero que você possa me auxiliar o que devo fazer para conseguir descobrir o que ele tem peço ajuda desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ele está doente, mas tem tratamento.
      Nadadeiras Roídas, tratamento: Labcon Aqualife (vende em lojas onde vende peixes)
      Verifique também o pH da água, ele precisa está entre 7,0 a 7,5.

      Excluir
  92. Olá
    eu tenho 8 bettas femeas num aquário de uns 5ou6 litros e uma delas está quase sem calda e com pouco apetite e parece esta perdendo a cor E tem hrs que fica só boiando e as vezes só no fundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o pH da água, se está entre 7,0 á 7,5. A acidez da água gera muitas doenças.
      Tratamento: Labcon Aqualife

      Excluir
  93. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  94. Olá! Comprei o remédio Labcon Aqualife e coloquei na água como me orientaste ontem, porém, tenho uma dúvida. Na bula diz que se deve colocar o remédio de 48h em 48h, quando for colocar a segunda dose, em 48h, devo trocar a água e colocar o remédio, ou apenas pingo mais duas gotas (sendo 1 gota para cada 2L) no aquário que já está com o remédio? Outra coisa, ela não comeu ontem todo o dia, e hoje até o momento não quer comer também, é normal por ela estar doente? Ou faço algo para ver se ela come? Ps: Já notei uma melhora nela com o remédio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário trocar a água, troque a água normal, como fazia antes, tipo em 15-15 dias. Pode colocar o remédio normal, do jeito que a bula pede, de acordo com a litragem você coloca. Não é normal ele está comendo, ele pode está com outro tipo de doença, que as vezes uma doença cura, mas pode gerar outra, verifique se há algum tipo de estrutura anormal, verifique se o nado dele está direito, se ele está com manchas, pontos brancos, olhos arregalhados..etc
      Continue com o tratamento e boa sorte (;

      Excluir
  95. Olá Ingrid, tenho 6 betas, 1 deles fica apenas lá em baixo do aquário e ontem não subia para nada, tirei ele do aquario e em uma vasilha coloquei um pouco de água que estava no aquário e alimentei ele, ontem ele tentava subir e ficava rodando ate ficar em baixo no aquario, hoje ele sobe um pouco e desse novamente, mais consegue subir nadando normal, mais ainda fica em baixo sozinho, o que pode ser? Desde Já, Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, na verdade é peixe dourado e eu escrevi errado, espero que você possa me ajudar.

      Excluir
  96. Olá tenho um beta macho todas as vezes que troco a agua tenho notado que não tem fezes. Dei uma ervilha para ele e no dia seguinte ele fez coco depous não fez mais. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um teste com outra ração e verifique, mas você pode alimenta-lo com ervilhas, sem problemas.

      Excluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Ola! Tenho um beta macho vermelho, tenho ele desde janeiro... Faz alguns dias que vi que a nadadeira dele esta estranha, como se estivesse roída na paste de trás... Sera que ele esta doente? Ou se enroscou no enfeite do aquário (aqueles coqueiros artificiais)? Se ajudar, tenho algumas fotos...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tratamento, com o "Labicon Aqualife" vende em lojas de aquarismo, pet shop..
      Custa em torno de 5 reais, o remédio vem ensinando como colocar no aquário.

      Excluir
  99. Jogo comida para meu beta ele come apenas umas duas bolinhas , as outras afundam . Quando ele vai tentar pegalas so poe na boca e solta , isso e normal ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não muito normal, veja se ele tem alguma ramificação nas escamas, veja se tem algo anormal com ele, http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html (nesse link tem os tipos de doenças/características) Se ele não estiver doente, troque por ração da labcon de flocos.

      Excluir
  100. Olá. Tenho um betta que esta nadando com dificuldade e tem a barriguinha inchada, além de ficar no fundo do aquário e de lado. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está doente, nome da doença é "Hidropsia"
      Hidropsia - > (Ventre Volumoso).É causada por bactérias que atacam os órgãos internos.
      Outros sintomas: Manchas vermelhas no corpo, destruição das nadadeiras.
      Tratamento: Labcon Bacter associado á ração medicamentosa alcon cure

      Excluir
  101. Olá. Ganhei um betta ontem e ele não esta comendo estou dando a mesma ração que a minha irmã tratava ele, mas ele se recusa a comer. Isto é normal ou devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode está doente, veja se algumas dessas doenças que está no link se encaixa com o perfil dele http://peixesbettasnews.blogspot.com.br/2012/04/doencas-e-sintomas-doenca-dos-pontos.html

      Excluir
  102. Oi meu nome é Karina, eu tenho 2 bettas, um tá com o olhinho esquero inchado e não come nada, e o outro quando chego perto do aquario ele fica muito agitado, o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, o peixinho que está com olhinho esquerdo inchado, ele está doente.
      O nome da doença é "Pop-Eye" causada por bactérias, fungos ou vermes.
      Tratamento da doença: Labcon Ictio associado ao Labcon Aqualife.
      O outro peixinho pode ser stress, peixes bettas machos devem ficar separados, porque eles são muito territoriais, então se ele estiver próximo a outro peixe ele fica estressado, então separe ele se ele estiver vendo outro peixe e se tiver iluminação no aquário é bom tirar porque ele fica vendo o reflexo dele e também ele pode se incomodar.

      Excluir